GESTÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA
Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Gestão escolar pública, Processos organizacionais.Resumo
Esta pesquisa possui como objetivo analisar como os processos organizacionais, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC), contribuem para a resolução dos problemas específicos da gestão escolar pública. Para isto, utilizou-se de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, ancorada por uma revisão bibliográfica interdisciplinar, referente às áreas: educação, gestão e gestão do conhecimento. Como resultados de pesquisa, identificou-se que a administração, no contexto da educação, é intrínseca à própria prática educativa e se apresenta como um dos problemas da educação na atualidade. Logo, como resposta a estas demandas, propôs-se, com base na literatura pesquisada, um ciclo de implementação de processos organizacionais em GC, específico para organizações do ensino público. O ciclo traz aos gestores escolares observações sob como se poderá implementar as práticas organizacionais baseadas na GC. Anexo a esta proposta, sugere-se um roteiro de implementação do ciclo, que descreve como implementar estes processos, adequando-os à realidade do ambiente escolar público.Referências
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