As tragédias de Sêneca e seu aspecto educativo

  • Marcelo Augusto Pirateli UEM
Palavras-chave: Sêneca, Tragédias, Educação, Paixões, Homem Ideal, O Sábio, Seneca, Tragedies, Education, Passions, Ideal Man, The Wise Man.

Resumo

O presente trabalho tem como preocupação fazer algumas considerações sobre o caráter educativo da poesia trágica de Lúcio Aneu Sêneca, cujo objetivo é a formação do homem ideal, o sábio, aquele que seria capaz de manter o domínio e a racionalização dos sentimentos, dos impulsos e das paixões. Pode-se dizer que suas tragédias são metáforas que ajudam a refletir sobre as atitudes das personagens, a respeito de seus modos de ação e das calamidades que ocorrem quando as paixões triunfam sobre a razão. Para Sêneca, os vícios e, principalmente, as paixões são os principais fatores de desequilíbrio da ordem, impedindo o homem de viver em conformidade com a natureza, o que acaba provocando desastrosas conseqüências.

Biografia do Autor

Marcelo Augusto Pirateli, UEM
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. E-mail: marcelopirateli@bol.com.br.
Publicado
2008-09-29
Seção
Artigos Originais