Educação como Mercadoria: Dilemas Acerca da Formação Humana

Autores

  • Sonia Regina Landini UFPR

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Educação, Formação Humana, Neo-liberalism, Education, Human Development

Resumo

No quadro atual das transformações econômico-político-sociais a educação assume o caráter mercadológico, desencadeando um conjunto de reflexões e estudos que, por vezes, apontam para a reflexão crítica como solução. No entanto, sem a correta análise das condições objetivas a reflexão torna-se abstração do real, porque desvinculada da realidade concreta. Este ensaio analisa as bases que sustentam tais proposições.

Biografia do Autor

Sonia Regina Landini, UFPR

Doutora em Educação pela PUC/SP; Docente do Depto. de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002); Docente adjunta da Universidade Federal de São Carlos. E-mail: slandini@uol.com.br

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Publicado

2008-09-29

Como Citar

Landini, S. R. (2008). Educação como Mercadoria: Dilemas Acerca da Formação Humana. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 13(2), 199–214. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/671

Edição

Seção

Artigos Originais