Uma Breve Análise Didática dos Métodos Científicos Positivismo, Materialismo Histórico e Fenomenologia

Autores

  • Paulo Emilio de Assis Santana

Palavras-chave:

Ciência, Método, Procedimento, Science, Method, Procedure.

Resumo

O presente artigo constitui-se de um quadro analítico em forma de texto sobre três abordagens metodológicas voltadas para a prática da pesquisa científica em ambiente acadêmico: o positivismo, o materialismo dialético e a fenomenologia. O trabalho foi feito abordando de maneira sucinta as questões relativas aos objetivos da ciência, à concepção de método e aos procedimentos correspondentes aos métodos citados. Para isso foram utilizados textos específicos relacionados a cada um dos métodos. Ao final do presente texto, o autor demonstra como que o mesmo pode ser utilizado na prática pedagógica universitária nas disciplinas voltadas à pesquisa nas várias áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Paulo Emilio de Assis Santana

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual de Londrina – UEL; E-mail:

Downloads

Publicado

2008-06-25

Como Citar

Santana, P. E. de A. (2008). Uma Breve Análise Didática dos Métodos Científicos Positivismo, Materialismo Histórico e Fenomenologia. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 13(1), 25–35. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/680

Edição

Seção

Artigos Originais