Ortografia: Contradição entre Conceitos e Procedimentos
Palavras-chave:
Educação, Ortografia, Acentuação gráfica, Education, Orthography, Graphic accentuation.Resumo
O presente estudo tem por objetivo verificar a ocorrência de erros e acertos em acentuação gráfica de vocábulos isolados em trabalhos escritos de 30 alunos de 5ª série de uma escola pública do município de Maringá - PR. Para tanto, foi aplicado um teste de acentuação gráfica com dez palavras: duas oxítonas acentuadas, duas oxítonas não acentuadas, duas paroxítonas acentuadas, duas paroxítonas não acentuadas e duas proparoxítonas. O teste foi aplicado em dois momentos: o primeiro, em um balão de palavras no qual foram escritas palavras sem nenhum acento gráfico, solicitando-se aos alunos que colocassem ou não o acento. No segundo, as mesmas palavras foram ditadas no contexto de frases. Os resultados revelaram que os alunos acentuam de formas distintas as mesmas palavras apresentadas em exercícios diferentes. Essa contradição evidencia a confusão conceitual e procedimental dos alunos em relação à língua oral e escrita e significa que os alunos não compreendem o processo de acentuação gráfica como uma norma ortográfica. Os dados destacam a importância de investigar a natureza e as características do processo de ensino e aprendizagem de ortografia, pois a escola parece não estar favorecendo a diferenciação entre oralidade e escrita presente nos conteúdos investigados.Downloads
Publicado
2008-06-25
Como Citar
Cezar, K. P. L., Calsa, G. C., & Romualdo, E. C. (2008). Ortografia: Contradição entre Conceitos e Procedimentos. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 13(1), 95–110. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/684
Edição
Seção
Artigos Originais
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