Gênero, Sexualidade e Meios de Comunicação: Uma Abordagem Crítica Desses Conceitos na Educação
Palavras-chave:
Educação, Gênero, Sexualidade, Meios de comunicação, Education, Gender, Sexuality, Medias.Resumo
O artigo discute os conceitos de gênero e sexualidade e sua construção a partir do saber escolar e da mídia. Questiona-se o fato de o público feminino pertencer a um grupo minoritário e que tem a construção cultural e social de sua sexualidade limitada: diferentes mídias utilizam a imagem do corpo feminino como mercadoria. Em vista disso, realizou-se uma pesquisa dos conceitos de gênero e sexualidade presentes no conteúdo da revista Capricho e do programa Malhação. Os dados revelam que esses meios de comunicação ditam normas de identidade e comportamento em relação a esses conceitos. Sendo assim, a instituição escolar deve favorecer a conscientização dos jovens em relação aos conceitos e valores expressos pela mídia.Downloads
Publicado
2008-06-25
Como Citar
França, F. F., Felipe, D. A., & Calsa, G. C. (2008). Gênero, Sexualidade e Meios de Comunicação: Uma Abordagem Crítica Desses Conceitos na Educação. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 13(1), 37–53. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/681
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.