Gênero, Sexualidade e Meios de Comunicação: Uma Abordagem Crítica Desses Conceitos na Educação

Autores

  • Fabiane Freire França UEM
  • Delton Aparecido Felipe UEM
  • Geiva Carolina Calsa UEM

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Sexualidade, Meios de comunicação, Education, Gender, Sexuality, Medias.

Resumo

O artigo discute os conceitos de gênero e sexualidade e sua construção a partir do saber escolar e da mídia. Questiona-se o fato de o público feminino pertencer a um grupo minoritário e que tem a construção cultural e social de sua sexualidade limitada: diferentes mídias utilizam a imagem do corpo feminino como mercadoria. Em vista disso, realizou-se uma pesquisa dos conceitos de gênero e sexualidade presentes no conteúdo da revista Capricho e do programa Malhação. Os dados revelam que esses meios de comunicação ditam normas de identidade e comportamento em relação a esses conceitos. Sendo assim, a instituição escolar deve favorecer a conscientização dos jovens em relação aos conceitos e valores expressos pela mídia.

Biografia do Autor

Fabiane Freire França, UEM

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Integrante do Grupo de Pesquisa em Psicopedagogia – GESPESP – UEM.

Delton Aparecido Felipe, UEM

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Geiva Carolina Calsa, UEM

Docente do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Downloads

Publicado

2008-06-25

Como Citar

França, F. F., Felipe, D. A., & Calsa, G. C. (2008). Gênero, Sexualidade e Meios de Comunicação: Uma Abordagem Crítica Desses Conceitos na Educação. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 13(1), 37–53. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/681

Edição

Seção

Artigos Originais