Discurso Pedagógico: Uma Análise dos Registros Regulativo e Instrucional e suas Implicações na Aula de Língua Estrangeira
Palavras-chave:
Discurso pedagógico, Língua estrangeira, Competência comunicativa, Pedagogic discourse, Foreign language, Communicative competence.Resumo
O presente artigo relata uma pesquisa etnográfica cujo propó-sito foi investigar como uma professora organiza, estrutura e regula seu discurso na aula de Língua Estrangeira. Para conduzir este estudo, os da-dos foram coletados nas aulas de Inglês de uma escola particular, por meio de gravações das aulas em áudio, diário da professora e notas de campo de uma observadora. Os dados foram analisados à luz da teoria de Bernstein (1996) sobre os registros regulativo e instrucional no discurso pedagógico. Este estudo enfatiza que o discurso do professor é organizado para promover interação na aula (registro regulativo), bem como promover insumo na lín-gua estrangeira (registro instrucional). Enfatiza, por isto, que o uso da língua estrangeira em ambos os registros, isto é, o regulativo e o instrucional, pro-move mais oportunidades para os aprendizes desenvolverem a competência comunicativa na língua estrangeira, neste caso, em Língua Inglesa. PALAVRAS-CHAVE:Downloads
Publicado
2008-06-25
Como Citar
Semechechem, J. A., & Carvalho, R. C. M. de. (2008). Discurso Pedagógico: Uma Análise dos Registros Regulativo e Instrucional e suas Implicações na Aula de Língua Estrangeira. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 13(1), 125–143. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/686
Edição
Seção
Artigos Originais
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