APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE GRUPO DE FOCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Grupos de foco, Pesquisa qualitativa, Técnicas de pesquisa, Ciência da informação.Resumo
O objetivo desse relato é apresentar a experiência das pesquisadoras com a técnica de Grupo de Foco utilizada, como a primeira etapa de uma pesquisa qualiquantitativa. Descreveremos a experiência, o planejamento e a organização do grupo de foco e seu impacto nos dados coletados. Por isso se faz necessário apresentar as etapas utilizadas no processo do desenvolvimento da técnica. Nesse sentido, o trabalho se concentrará em descrever pontos relevantes para a coleta de dados, entre eles a sensibilização dos participantes, a organização e a composição do ambiente, bem como a condução dos grupos de foco e a análise dos dados, permitindo que os participantes tenham sua atenção totalmente direcionada para as atividades grupais. Destacam-se as posições do moderador no grupo e a importância de se garantir uma discussão participativa acerca de determinado tema. A técnica de grupo focal não é tarefa simples, uma vez que se exige dos pesquisadores atitudes adequadas para o aprofundamento acerca dos significados e a subjetividade dos participantes a respeito dos aspectos que envolvem seu processo de trabalho.Referências
AZEVEDO, C. E. F. et al. A Estratégia de Triangulação: Objetivos, Possibilidades, Limitações e Proximidades com o Pragmatismo. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE (ANPAD). Brasília, 3-5 nov. 2013. Anais Eletrônico.... Disponível em:<http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2013/2013_EnEPQ5.pdf>. Acesso em: 14 out. 2016.
CARLINI-COTRIM, B. Potencialidade da técnica qualitativa grupo focal em investigações sobre abuso de substâncias. Rev. Saúde Pública, v. 30, n. 3, p. 1-14, jun. 1996.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DI CHIARA, I. G. Grupo de Foco. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Pulo: Polis, 2005. p. 101-117.
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.
KIND, L. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 124-136, jun. 2004. Disponível em:<http://portal.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20041213115340.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2017.
MEIRELES, M. R. G.; CENDÓN, B. V. Aplicação prática dos processos de análise de conteúdo e de análise de citações em artigos relacionados às Redes Neurais Artificiais.. Informação & Informação, v. 15, n. 2, p. 77-93, dez. 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/4884>. Acesso em: 04 fev. 2017.
SOARES, M. I.; CAMELO, S. H. H.; RESCK, Z. M. R. A técnica de grupo focal na coleta de dados qualitativos: relato de experiência. REME rev. Min. Enferm, v. 20, 2016. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2017.
VALENTIM, M. L. P. Análise de Conteúdo. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2005. p. 119-134.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution
