O ESTUDO DO COTIDIANO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÃO SOBRE LUTAS DE CLASSES

Autores

  • Johny Henrique Magalhães Casado Mestrando do Programa em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá - UEM http://orcid.org/0000-0001-8523-0961
  • Katia Rodrigues Montalvão Paias Mestranda do Programa em Educação da Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE.
  • Jonilce Costa Rodrigues Mestranda em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.17765/1516-2664.2019v24n1p135-150

Palavras-chave:

Educação profissional, Luta de classes, Sistema S.

Resumo

O estudo do cotidiano tem ganhado cada vez mais a atenção da academia como fonte de se entender e compreender o ambiente escolar e suas idiossincrasias. Se faz natural então que pesquisadores, seja individualmente ou em grupos de pesquisa, se interessem em elaborar pesquisas sobre o assunto nos diferentes tipos de ambiente escolares que a sociedade apresenta. No presente artigo foram apresentados os principais conceitos relacionados ao estudo do cotidiano escolar e que estejam relacionados à educação profissional no Brasil. Como conclusão inicial observa-se que a educação profissional não possui muitos estudos relacionados na academia, considerando as recentes mudanças na Base Nacional Comum Curricular que alterou significativamente o ensino médio e inseriu de vez a educação profissional na vida escolar de milhões de alunos, e percebe-se que compreender o cotidiano escolar dessa modalidade é condição indispensável para contribuir com o debate e busca pela qualidade no ensino.

Biografia do Autor

Johny Henrique Magalhães Casado, Mestrando do Programa em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2008), graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário de Maringá (2008), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2016), pós graduação em Recursos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes (2015). Pós graduando em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa com previsão de término em dezembro de 2018 e Pós graduando em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas com previsão de término em dezembro de 2018. No ano de 2016 cursei como aluno não regular a disciplina de Relações Internacionais e América Latina no Mestrado de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá e a disciplina de Organizações, Estratégia e Institucionalização no Mestrado de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente sou Técnico de Relações com o Mercado do SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Também possuo experiência nas áreas financeiras, recursos humanos, comércio exterior, vendas, marketing e comercial.

Katia Rodrigues Montalvão Paias, Mestranda do Programa em Educação da Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE.

Possui graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário de Maringá (2008) e em Licenciatura em História também pelo Centro Universitário de Maringá (2017), especialista em "LATO-SENSU" EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR (2011), especialista em "LATO-SENSU" EM MBA EM GESTÃO COM PESSOAS (2012) e especialista em "LATO-SENSU" EM EAD e TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (2012) . Possui 60h concluídas no Mestrado em Educação na disciplina Prática docente e Novas tecnologias pela Universidade do Oeste Paulista (2011). Atualmente é aluna regular do program de Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (2018). E, instrutora de cursos no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Jonilce Costa Rodrigues, Mestranda em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atuo na área de Educação a 15 anos, com enfoque na área profissional, graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2003), especialista em Docência para a Educação Profissional (2012) pelo SENAC, Especialização em Educação a Distância (2011) pelo SENAC e Gestão Escolar (2007) pela Faculdade Maringá, Atuação como coordenadora de cursos Técnicos, Graduação e Pós Graduação - Pólo Norte/Noroeste do Paraná da Rede SENAC EAD, atuação também como coordenadora pedagógica de Educação Profissional do SENAC - PR, modalidade presencial.

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Publicado

2019-08-21

Como Citar

Casado, J. H. M., Paias, K. R. M., & Rodrigues, J. C. (2019). O ESTUDO DO COTIDIANO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÃO SOBRE LUTAS DE CLASSES. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 24(1), 135–150. https://doi.org/10.17765/1516-2664.2019v24n1p135-150

Edição

Seção

Artigos Originais