AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DAS MELHORES IES DO MUNDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/1516-2664.2020v25n1p57-84

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Instituições de Ensino Superior (IES), World University Rankings (WUR)

Resumo

A adoção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) constitui-se em um dos mais importantes desenvolvimentos no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas Instituições de Ensino Superior (IES). Este estudo tem como objetivo pesquisar e descrever as AVAs dentre as IES mais reconhecidas mundialmente, segundo o Times Higher Education (THE) da World University Rankings (WUR) 2018. Contempla-se, assim, o ranking das dez melhores universidades em todo o mundo. Ao oferecer uma visão ampla das lacunas relacionadas ao objeto de pesquisa, busca-se compreender a maneira como as melhores IES do mundo utilizam as TIC, em especial, as plataformas de aprendizagem, com destaque para a importância da escolha do ambiente virtual por parte dessas IES. A metodologia qualitativa, na utilização de técnicas de pesquisa descritiva e bibliográfica exploratória, possibilita identificar os principais AVA utilizados pelas IES. O levantamento demonstra que algumas IES utilizam mais de uma plataforma de aprendizagem. Este estudo científico contribui enormemente para alargar a visão, possibilitando “novos olhares” sobre as plataformas de aprendizagem, seja como elemento que auxilia o complexo processo de escolha de um ambiente, bem como para a formação da própria opinião para escolha e uso dessas plataformas, por instituições reconhecidas e consideradas inovadoras.

Biografia do Autor

Fernanda Edileuza Riccomini de Souza, Universidade Nove de Julho

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), na linha de pesquisa de Estratégia. Possui mestrado também pela Universidade Nove de Julho (2019), na linha de pesquisa de Inovação; especialização em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais (2011) e Design Instrucional para EAD (2013), pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); e graduação em Turismo pelo Centro Universitário Capital (2000)

Claudia Brito Silva Cirani, Universidade Nove de Julho

Doutora em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo - ESALQ / USP. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA / UNINOVE.

José Eduardo Storopoli, Universidade Nove de Julho

Pós-Doutor pela Fordham University, Nova Iorque - Estados Unidos; Doutor e Mestre em Administração - UNINOVE; Prof., Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Brasil.

Samara de Carvalho Pedro, Centro Universitário - FEI

Doutoranda em Administração pelo Centro Universitário FEI. Mestre em Administração (UNINOVE). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduada em Administração e Recursos Humanos (UNINOVE). Bolsista FNDE pelo Programa de Educação Tutorial em Administração do Ministério da Educação, Brasil.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

Riccomini de Souza, F. E., Brito Silva Cirani, C. ., Storopoli, J. E., & Pedro, S. de C. (2020). AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DAS MELHORES IES DO MUNDO. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 25(1), 57–84. https://doi.org/10.17765/1516-2664.2020v25n1p57-84

Edição

Seção

Artigos Originais