O Papel Educacional da Mulher e do Povo No Século XIX

Autores

  • Jacqueline S. Nunes Pereira Cesumar
  • Terezinha Oliveira UEM

Palavras-chave:

Educação, Michelet, Povo, Mulher, Education, People, Low Middle Ages.

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar como o historiador francês Jules Michelet, do século XIX, apresenta a sociedade Francesa, em especial a mulher e o povo. Enfocaremos, no texto, algumas reflexões acerca das obras O Povo e A Mulher, enfatizando o papel que a educação desempenha no processo de transição do medievo para a modernidade e o modo como ela é vista por Michelet no século XIX, com particular destaque para a posição da mulher na formação dos filhos. Deste modo, abordaremos várias questões acerca da construção da família na concepção de Michelet, pois ele era um defensor do povo; da estrutura familiar, ele cria na igualdade dos homens e via nela a verdadeira pátria.

Biografia do Autor

Jacqueline S. Nunes Pereira, Cesumar

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Docente e Coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. E-mail: Jacqueline@cesumar.br / jsnpereira@ibest.com.br

Terezinha Oliveira, UEM

Doutora em História; Docente do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá – UEM. E-mail: teleoliv@gmail.com

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Como Citar

Pereira, J. S. N., & Oliveira, T. (2008). O Papel Educacional da Mulher e do Povo No Século XIX. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 13(2), 215–231. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/816

Edição

Seção

Artigos Originais