A Construção de Categorias para Pensar as Religiões Africanas: Um Olhar Sobre os Escritos de Raimundo Nina Rodrigues

  • Vanda Fortuna Serafim Uem
  • Solange Ramos de Andrade UEM
Palavras-chave: Categorias, Nina Rodrigues, Religiões Africanas, Categories, Raimundo Nina Rodrigues, African Religions.

Resumo

O artigo visa expor os resultados de nosso Projeto de Iniciação Científica Deuses e Hierofanias numa perspectiva “médico-científica”, o qual objetivou estudar como se constituíram, na transição do século XIX para o século XX, categorias para pensar as religiões africanas no Brasil, a partir das obras “O animismo fetichista dos negros baianos” (1900) e “Os africanos no Brasil” (1932), de autoria do médico baiano Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906), considerado iniciador dos estudos sobre as religiões africanas no Brasil; buscando auxílio na historiografia existente sobre o tema.

Biografia do Autor

Vanda Fortuna Serafim, Uem
Mestranda em História pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Bolsista pela Capes. E-mail: vandaserafim@gmail.com
Solange Ramos de Andrade, UEM
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em História das Religiões da Universidade Estadual de Maringá – UEM; Docente Adjunta do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá – UEM; Coordenadora Nacional do GT História das Religiões e das Religiosidades – ANPUH. E-mail: sramosdeandrade@gmail.com
Publicado
2008-09-29
Seção
Artigos Originais