No Meio do Caminho Tinha... A Ortografia!
Palavras-chave:
Linguagem, Ensino, Gramática, Ortografia, Language, Education, Grammar, Orthography.Resumo
Pressupondo que as práticas relacionadas à língua materna, especificamente as desenvolvidas em sala de aula, estabelecem um intercâmbio contínuo e dialético com as demais práticas sociais historicamente delimitadas, defendemos que a organização de conteúdos, o planejamento e a implantação de atividades, a escolha de material e dos recursos didáticos, assim como a avaliação do ensino e da aprendizagem, são resultantes das concepções dos agentes engajados no processo de ensino e das escolhas que delas decorrem. Dessa forma, o presente artigo tem como intuito relacionar a concepção interacionista de linguagem e a questão de ensinar e de aprender gramática por meio de gêneros discursivos, uma vez que a prática de análise e de reflexão sobre a língua, por essa via, pode ser fundamental para a expansão da capacidade de interpretar e de produzir textos. A partir dela, é possível explicitar saberes implícitos dos alunos, abrindo espaço à sua reelaboração (no caso da escrita), ou à discussão sobre diferentes sentidos atribuídos ao texto, no caso da leitura, e ainda sobre elementos discursivos que validam ou não essas atribuições de sentido. Essa prática promove uma atividade constante de formulação e verificação de hipóteses sobre o funcionamento da linguagem, por exemplo, na observação de regularidades – tanto no sistema de escrita quanto nos aspectos ortográficos ou gramaticais.Downloads
Publicado
2008-09-29
Como Citar
Kraemer, M. A. D. (2008). No Meio do Caminho Tinha. A Ortografia!. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 13(2), 301–312. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/820
Edição
Seção
Artigos Originais
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