<b>No Meio do Caminho Tinha... A Ortografia!

  • Márcia Adriana Dias Kraemer Cesumar
Palavras-chave: Linguagem, Ensino, Gramática, Ortografia, Language, Education, Grammar, Orthography.

Resumo

Pressupondo que as práticas relacionadas à língua materna, especificamente as desenvolvidas em sala de aula, estabelecem um intercâmbio contínuo e dialético com as demais práticas sociais historicamente delimitadas, defendemos que a organização de conteúdos, o planejamento e a implantação de atividades, a escolha de material e dos recursos didáticos, assim como a avaliação do ensino e da aprendizagem, são resultantes das concepções dos agentes engajados no processo de ensino e das escolhas que delas decorrem. Dessa forma, o presente artigo tem como intuito relacionar a concepção interacionista de linguagem e a questão de ensinar e de aprender gramática por meio de gêneros discursivos, uma vez que a prática de análise e de reflexão sobre a língua, por essa via, pode ser fundamental para a expansão da capacidade de interpretar e de produzir textos. A partir dela, é possível explicitar saberes implícitos dos alunos, abrindo espaço à sua reelaboração (no caso da escrita), ou à discussão sobre diferentes sentidos atribuídos ao texto, no caso da leitura, e ainda sobre elementos discursivos que validam ou não essas atribuições de sentido. Essa prática promove uma atividade constante de formulação e verificação de hipóteses sobre o funcionamento da linguagem, por exemplo, na observação de regularidades – tanto no sistema de escrita quanto nos aspectos ortográficos ou gramaticais.

Biografia do Autor

Márcia Adriana Dias Kraemer, Cesumar
Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Mestre em Letras, concentração em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Docente de Língua Portuguesa do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; Docente do Sistema de Ensino NOBEL; Consultora da Kraemer Consultoria, na área de Comunicação e Expressão e Comunicação Empresarial; Participante dos grupos de pesquisa FOCO (Formação e Concepções do Materialismo Histórico-Dialético na Educação), vinculado à Universidade Estadual de Maringá – UEM e FELIP (Ensino/aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de Outras Linguagens), vinculado à Universidade Estadual de Londrina – UEL. E-mail: marciakraemer@uol.com.br
Publicado
2008-09-29
Seção
Artigos Originais