Organização que Aprende: Uma Análise da Cultura de Aprendizagem no Departamento de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional, Competitividade, Cultura.
Resumo
Devido às rápidas mudanças no mercado e a competitividade acirrada, o modelo de organização que aprende tornou-se indispensável às empresas que desejam se diferenciarem no mundo dos negócios. As universidades não podem ficar alheias a esse novo paradigma. O objetivo desta pesquisa foi verificar a cultura de aprendizagem existente no Departamento de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para isso foi realizado um estudo exploratório com os funcionários do referido departamento: professores e técnico-administrativos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas fechadas cor-relacionadas com as cinco disciplinas propostas por Peter Senge. O universo da pesquisa foi de 36 funcionários para uma amostragem de 47% destes. Os dados coletados demonstram que 52,94% dos respondentes julgam que, na maioria das vezes, as informações fluem de maneira eficiente no departamento. Com relação à capacitação, 47,06% responderam que havia preocupação com relação à capacitação de docentes, no entanto, quanto aos técnicos, precisam de uma atenção maior. Em relação à cooperação, 88,24% das respostas apontaram para um clima de cooperação satisfatório e, por fim, a criatividade foi também analisada resultando uma porcentagem de 76,47% para um clima de cooperação positivo no departamento. Assim, pode-se constatar pelos resultados da pesquisa que existe um ambiente com tendências propícias à aprendizagem organizacional, porém, há uma necessidade de se trabalhar os itens que obtiveram uma porcentagem inferior, os quais não podem ser desconsiderados, uma vez que são fundamentais para absorção e difusão da aprendizagem organizacional.
Publicado
2010-03-16
Edição
Seção
Artigos Originais
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