Sustentabilidade e Sociedade da Informação
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Conceito ampliado, Sociedade da informação, Função social da empresa
Resumo
O artigo mostra de que forma o conceito de sustentabilidade se alargou na última década, podendo ser aplicado a qualquer tipo de empresa e atividade. Trabalha em duas vertentes, o da sustentabilidade ambiental e de diversas atividades ligadas à sociedade da informação. Demonstra as diferentes formas de produção sustentável e a valoração das empresas sustentáveis na pós-modernidade. Tentando traçar uma natureza jurídica para o conceito ampliado de sustentabilidade, o presente trabalho desenvolve um modelo de conduta sustentável que se baseia na aplicação dos princípios fundamentais constitucionais na atividade empresarial. Explora principalmente a função social das empresas como princípio implícito constitucional. Por meio de alguns efeitos e fatos, dá exemplos de atividades não sustentáveis e cria uma explicação jurídica para a insustentabilidade e seus efeitos.
Publicado
2012-06-22
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.