Política de Governança

Conselho Editorial

O Conselho Editorial é composto por um grupo de pesquisadores – professores e acadêmicos – provenientes de diversas instituições de ensino e pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais, com representatividade no meio científico. Este conselho não necessariamente atua de forma coletiva, e não há previsão de encontros periódicos com pautas específicas. Além disso, não é estabelecido qualquer vínculo formal entre os membros do Conselho e a entidade legal responsável pela publicação da revista.

As responsabilidades dos membros incluem opinar sobre questões relacionadas ao aperfeiçoamento das Políticas Editoriais, indicar pareceristas, divulgar a revista, elaborar estratégias de ação e inovação no meio acadêmico e profissional, e tratar de questões éticas quando solicitado.

O Conselho Editorial não interfere no processo editorial; no entanto, pode ser convocado pelo Editor Científico para deliberações que envolvam questões estratégicas e/ou operacionais. O Conselho atua para manter a cientificidade, o rigor e a confiabilidade necessárias para sustentar a credibilidade de um periódico científico.

Comitê Científico

O Comitê Científico é composto por membros do contexto científico, representantes das áreas nas quais este periódico exerce influência, provenientes do Brasil e do exterior.

O objetivo do Comitê é promover a cientificidade, o rigor e a confiabilidade do processo editorial, garantindo, consequentemente, a credibilidade das publicações. O Comitê também deve se comprometer com a ética e com os critérios de indexação em bases renomadas, além de buscar apoio institucional e financeiro para a manutenção do periódico.

Os membros atuam de forma individual e, quando necessário, coletivamente, para refletir sobre políticas e procedimentos editoriais.

O Editor Científico dirige o Comitê e pode solicitar contribuições individuais ou coletivas, por meio da convocação de reuniões.

Os membros do Comitê podem solicitar reuniões para tratar de questões que envolvam a estrutura e o desenvolvimento do periódico. O Comitê também pode sugerir temáticas para edições especiais ou dossiês.

O Comitê Científico não interfere no processo editorial do periódico.

Editor Científico

O Editor Científico é o responsável pela editoração da revista, tanto em termos técnicos quanto científicos, contando com uma equipe de suporte para as questões de rotina administrativa que envolvem o processo editorial. Esse processo é realizado por meio de um sistema eletrônico, o que torna o processo impessoal e transparente, conforme disposto pela plataforma Open Journal System (OJS).

É responsabilidade do Editor Científico: (i) a avaliação prévia dos manuscritos – desk reject – incluindo a verificação da adoção das normas de submissão pelos autores; (ii) o encaminhamento dos manuscritos para os revisores; (iii) o acompanhamento do processo de revisão; e (iv) a publicação dos manuscritos aprovados.

O Editor Científico coordena as ações do Comitê Científico e trabalha de forma articulada com o Conselho Editorial para refletir sobre as questões estratégicas deste periódico.