Promoção da alimentação saudável via rede social entre universitários

Palavras-chave: Dieta saudável, Guia alimentar, Promoção da saúde, Rede social

Resumo

Este estudo verificou os efeitos de uma ação educativa via rede social no consumo alimentar, conhecimento em alimentação e nutrição e nos fatores que facilitam e dificultam a adoção de uma alimentação saudável entre universitários de um Centro Universitário de São Paulo. Trata-se de estudo de intervenção, com aplicação de questionário antes e depois da ação educativa. Participaram 141 universitários entre 18 e 56 anos e classe socioeconômica B (46,81%). 39,72% estavam com excesso de peso, 76,60% foram classificados em “Atenção” referente ao consumo alimentar e mais de 50% tinham moderado conhecimento em nutrição. O principal dificultador para se ter uma alimentação saudável foi o custo elevado dos alimentos. Conclui-se que os efeitos da ação educativa foram positivos na redução do Índice de Massa Corporal, aumento na pontuação do consumo alimentar e do conhecimento em nutrição. Houve aumento de comportamento adequado para oito questões do consumo alimentar.

Biografia do Autor

Keila Regina Barroso Dutra, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP
Discente do curso de Nutrição no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo (SP), Brasil.
Thamires Ueislla de Castro Véras, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP
Discente do curso de Nutrição no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo (SP), Brasil.
Natália Cristina de Oliveira Vargas e Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP
Docente dos Cursos de Graduação e do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo (SP), Brasil.
Nyvian Alexandre Kutz, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP
Docente do Curso de Nutrição e do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde, Coordenadora da Pós-graduação em Nutrição Clínica e Hospitalar do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo (SP), Brasil.
Narcisio Rios Oliveira, Centro Universitário Ítalo Brasileiro - Unítalo
Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo (SP), Brasil.
Marcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro, Centro Universitário Adventista de São Paulo
Docente do Curso de Nutrição e do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alimentos, Alimentação e Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo (SP), Brasil.

Referências

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília; 2014.

2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Vigitel Brasil 2018: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2018. Brasília: Ministério da Saúde; 2019.

3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Documento para Discussão. Brasília: MS; 2002.

4. Czeresnia D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: Czeresnia DCMF, organizador, Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2009. p. 43-57.

5. Marteleto RM. Redes sociais, mediação e apropriação de informações: situando campos, objetos e conceitos na pesquisa em Ciência da Informação. Pesq bras ci inf. 2010; 3(1):27-46.

6. Whatsapp. [Internet] 2020. Disponível em: https://www.whatsapp.com/about/

7. Rodrigues T, Teles L. O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático. R. Bras. Estud. Pedagog [Internet] 2019;100(254):17-28.

8. WHO, World Health Organization. Physical status: the use and interpretation of anthropometry. Report of a WHO expert committee. Geneva; 1995.

9. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Coordenação-geral da Política de Alimentação e Nutrição. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN: uma visão ampliada. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2006.

10. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). Critério Brasil 2015 e atualização da distribuição de classes para 2016. Disponível em: http://www.abep.org/criterio-brasil.

11. Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar: como ter uma alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, [s.d.]. (Guia de bolso).

12. Scagliusi FB, Polacow VO, Cordás TA, Coelho D, Alvarenga M, Philippi ST, et al. Tradução, adaptação e avaliação psicométrica da Escala de Conhecimento Nutricional do Pesquisa Nacional de Saúde por Entrevista Epidemiologia do Câncer. Rev Nutr. 2006;19(4):425‑36.

13. Lindemann IL, Oliveira RR, Mendoza-Sassi RA. Dificuldades para alimentação saudável entre usuários da atenção básica em saúde e fatores associados. Ciênc. saúde coletiva. 2016;21(2):599-610.

14. Santos AKGV dos, Reis CC, Chaud DMA, Morimoto JM. Qualidade de vida e alimentação de estudantes universitários que moram na região central de São Paulo sem a presença dos pais ou responsáveis. Simbio-Logias, 2014;7(10):76-99.

15. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Vigitel Brasil 2019: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2019. Brasília: Ministério da Saúde; 2020.

16. Souza RK, Backes V. Autopercepção do consumo alimentar e adesão aos Dez Passos para Alimentação Saudável entre universitários de Porto Alegre, Brasil. Ciência e saúde coletiva. 2020;25(11):4463‑72.

17. Organização Pan-Americana da Saúde. Saúde nas Américas. Edição de 2017. Resumo do panorama regional e perfil do Brasil. Washington, D.C.: OPAS; 2017.

18. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional de Saúde 2019: informações sobre domicílios, acesso e utilização dos serviços de saúde. Brasil, grandes regiões e unidades da federação. Rio de Janeiro: IBGE; 2020. 85p.

19. World Health Organization (WHO). Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases: report of a joint WHO/FAO expert consultation. Geneva: WHO; 2003.

20. Perez PMP, Castro IRR de, Franco A da S, Bandoni DH, Wolkoff DB. Práticas alimentares de estudantes cotistas e não cotistas de uma universidade pública brasileira. Ciênc. saúde coletiva. 2016;21(2):531‑42.

21. Silva HS da, Silva LÍA da, Prado BG, Silva NBDP. Consumo de fibras alimentares por universitários de Várzea Grande - Mato Grosso. J Health Biol Sci. 2019;7(3):248.

22. Macedo TT, Carneiro Mussi F, da Silva Pires CG, Brito Teixeira JR, Pereira Portela P. Perfil alimentar, clínico e padrão de atividade física em ingressantes universitários de enfermagem. Rev Cubana Enferm [Internet]. 2019;35(1):1-20.

23. Izar MCO, Lottenberg AM, Giraldez VZR, Santos Filho RDS, Machado RM, Bertolami A, et al. Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular – 2021. Arq Bras Cardiol. 2021; 116(1):160-212.

24. Rosa PBZ, Giusti L, Ramos M. Educação alimentar e nutricional com universitários residentes de moradia estudantil. Ciência e Saúde. 2016;9(1):15.

25. Cardozo M, Santos CRB, Do Nascimento HS, Dos Santos IPG. Ambientes alimentares universitários: percepções de estudantes de nutrição de uma instituição de ensino superior. DEMETRA. 2017; 12 (2): 431‑45.

26. Santos VS, Patto MV, Cornélio MPM, Carleto CT, Pedrosa LAK. Preocupação com a imagem corporal e a autoestima de universitários do interior de Minas Gerais. Rev Bras Educ Cult. 2019;(19):95-105.

Publicado
2022-04-29
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde