A saúde mental dos professores: a espiritualidade como estratégia protetiva em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2022v15n2.e10334Palavras-chave:
Espiritualidade, Pandemia, Saúde Mental, DocentesResumo
Foi investigado se o bem-estar espiritual de professores foi fator protetivo para quadros de estresse, ansiedade e depressão durante a pandemia da COVID-19. Para tanto, 733 professores de diversas regiões do Brasil, responderam, no formato on-line, os seguintes instrumentos: questionário para obtenção de dados sociodemográficos, a Escala de Bem-Estar Espiritual (EBE) e o Depression, Anxiety and Stress Scale - Short Form (DASS-21). A coleta foi realizada nos meses de setembro e outubro de 2020. Os dados foram analisados quantitativamente através de regressão linear. Os resultados revelaram que a dimensão da espiritualidade alusiva ao bem-estar existencial foi protetiva para o surgimento de sintomas de ansiedade, estresse e depressão. Por outro lado, o bem-estar religioso foi preditivo de maiores escores dos mesmos transtornos. Características como idade, gênero, renda, tipo de escola, apresentaram relação para a manifestação de sintomas psicopatológicos e o nível de espiritualidade.Downloads
Referências
1. Reis EJFB, Carvalho FM, Araújo TM, Porto LA, Silvany Neto AM. Trabalho e distúrbios psíquicos em professores da rede municipal de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Cad Saúde Pública 2005; 21(5):1.480-90.
2. Gasparini SM, Barreto SM, Assunção AA. Prevalência de transtornos mentais comuns em professores da rede municipal de Belo Horizonte. Cad Saúde Pública 2006; 22(12):2.679-91.
3. Ceballos AGC, Santos GB. Fatores associados à dor musculoesquelética em professores: aspectos sociodemográficos, saúde geral e bem-estar no trabalho. Rev Bras Epidemiol 2015; 18(3):702-15.
4. Deffaveri M, Méa CPD, Ferreira VRT. Sintomas de ansiedade e estresse em professores de educação básica. Cad Pesqui 2020; 50(177):813-27.
5. Ferreira-Costa RQ, Pedro-Silva N. Ansiedade e depressão: o mundo da prática docente e o adoecimento psíquico. Estud Psicol (Natal) 2018; 23(4):357-68.
6. Giammei B, Pollo L. Por que nossos professores estão adoecendo?. 2019 Out 14 [citado em 2021 Jun 05]. In: R7 Estúdio [Internet]. Disponível em: https://estudio.r7.com/por-que-nossos-professores-estao-adoecendo-15102019
7. Ferreira-Costa RQ, Pedro-Silva N. Níveis de ansiedade e depressão entre professores do Ensino Infantil e Fundamental. Pro-Posições 2019; 30:e20160143.
8. Castaman AS, Rodrigues RA. Distance education in the COVID crisis - 19: an experience report. Res, Soc Dev 2020; 9(6):e180963699.
9. Médici MS, Tatto ER, Leão, MF. Percepções de estudantes do ensino médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema 2020; 18:136-55.
10. Grinbergas, D. O dilema das escolas diante da Covid-19. 2021 Abr 16 [citado em 2021 Jun 05]. In: Veja Saúde [Internet]. Disponível em: https://saude.abril.com.br/familia/o-dilema-das-escolas-diante-da-covid-19/
11. Asmundson GJG, Taylor S. Coronaphobia: fear and the 2019-nCoV outbreak. J Anxiety Disord 2020; 70:102196.
12. Schmidt B, Crepaldi MA, Bolze SDA, Neiva-Silva L, Demenech LM. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud Psicol (Campinas) 2020; 37:e200063.
13. Barros MBA, Lima MG, Malta DC, Szwarcwald CL, Azevedo RCS, Romero D, et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiol Serv Saúde 2020, 29(4):e2020427.
14. Silva DSC, Santos MB, Soares MJN. Impactos causados pela COVID-19: um estudo preliminar. RevBEA 2020; 15(4):128-47.
15. Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, et al. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. Int J Environ Res Public Health 2020; 17(5):1729.
16. Moreira WC, Sousa AR, Nóbrega MPSS. Adoecimento mental na população geral e em profissionais de saúde durante a COVID-19: scoping review. Texto & Contexto Enferm 2020; 29:e20200215.
17. Santos WA, Beretta LL, Leite BS, Silva MAP, Cordeiro GP, França EM. The impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of healthcare workers: integrative review. Res, Soc Dev 2020; 9(8):e190985470.
18. Monteiro DD, Reichow JRC, Sais EF, Fernandes FS. Espiritualidade/religiosidade e saúde mental no Brasil: uma revisão. Bol-Acad Paul Psicol 2020; 40(98):12939.
19. Marques LF, Sarriera JC, Dell'Aglio DD. Adaptação e validação da Escala de Bem-estar Espiritual (EBE): Adaptation and validation of Spiritual Well-Being Scale (SWS). Aval Psicol 2009; 8(2):179-86.
20. Vignola RCB, Tucci AM. Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. J Affect Disord 2014; 155:104-9.
21. Vinuto J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas 2014; 22(44):203-20.
22. Cohen J. Statical Power: analysis for the Behavioral Sciences. 2ª ed. New York: Psychology Press; 1988.
23. Zhang WR, Wang K, Yin L, Zhao WF, Xue Q, Peng M, et al. Mental health and psychosocial problems of medical health workers during the COVID-19 epidemic in China. Psychother Psychosom 2020; 84(4):242-50.
24. Vieira PR, Garcia LP, Maciel ELN. Isolamento social e o aumento da violência doméstica: o que isso nos revela?. Rev Bras Epidemiol 2020; 23:e200033.
25. Teixeira CNG, Rodrigues MIQ, Silva RADA, Silva PGB, Barros MMAF. Qualidade de vida em estudantes de odontologia na pandemia de COVID-19: um estudo multicêntrico. Saud Pesq 2021; 14(2):e9009.
26. Thurow A, Charão C, Mortagua E, Souza L. Bem-estar espiritual e religião em doutorandos de universidade comunitária. Rev Psicol IMED 2017; 9(2):77-92.
27. Delcor NS, Araújo TM, Reis EJFB, Porto LA, Carvalho FM, Silva MO, et al. Condições de trabalho e saúde dos professores da rede particular de ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Cad Saúde Pública 2004; 20(1):187-96.
28. Turke KC, Canonaco JS, Artioli T, Lima MSS, Batlle AR, Oliveira FCP, et al. Depression, anxiety and spirituality in oncology patients. Rev Assoc Med Bras 2020; 66(7):960-5.
29. Chaves ECL, Iunes DH, Moura CC, Carvalho LC, Silva AM, Carvalho EC. Ansiedade e espiritualidade em estudantes universitários: um estudo transversal. Rev Bras Enferm 2015; 68(3):504-9.
30. Gomes MV, Xavier ASG, Carvalho ESS, Cordeiro RC, Ferreira SL, Morbeck AD. “À espera de um milagre”: espiritualidade/religiosidade no enfrentamento da doença falciforme. Rev Bras Enferm 2019;72(6):1554-61.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.