Formação Superior em Saúde: relação entre o Letramento em Saúde e o cuidado na perspectiva do SUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2022v15n4.e11080

Palavras-chave:

Formação Profissional em Saúde, Letramento em Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivou-se compreender a relação entre o conceito/uso do Letramento em Saúde e o cuidado na perspectiva do Sistema Único de Saúde, em estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia de uma universidade no Sul do Brasil. Estudo qualitativo, exploratório descritivo, realizado de maio a dezembro de 2021, com 22 estudantes sendo 5 de Enfermagem, 9 de Medicina e 8 de Psicologia de uma universidade no Sul do Brasil, mediante entrevistas on-line. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados demonstraram que a formação não contempla o conceito, mas incorpora elementos do Letramento presentes na formação, na prática e no cuidado. O uso de habilidades para o Letramento tem relação com o cuidado na medida em que a interação entre futuro profissional e usuário instiga o gerenciamento do cuidado integral pelo indivíduo, que adquire e utiliza conhecimento e informação para promover sua saúde e prevenir doenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nidia Farias Fernandes Martins, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Enfermagem. Enfermeira da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande (RS), Brasil

Rosemary Silva da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande (RS), Brasil.

Daiane Porto Gautério Abreu, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande (RS), Brasil.

Referências

1. Okan O, Bauer U, Levin-Zamir D, Pinheiro P, Sørensen C. International Handbook of Health Literacy: Research, practice and policy across the lifespan. Policy Press; 2019 [acesso em 2022 Jun 01]. Disponível em: http://library.oapen.org/handle/20.500.12657/24879

2. Sørensen K, Van den Broucke S, Fullam J, Doyle G, Pelikan J, Slonska Z, et al. Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health [Internet]. 2012 Jan 25 [acesso em 2022 Jun 01];12(1). Disponível em: https://doi.org/10.1186/1471-2458-12-80

3. Farmanova E, Bonneville L, Bouchard L. Organizational Health Literacy: Review of Theories, Frameworks, Guides, and Implementation Issues. INQUIRY: The Journal of Health Care Organization, Provision, and Financing. 2018 Jan [acesso em 2022 Jun 01];55:004695801875784. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0046958018757848

4. Mor-Anavy S, Lev-Ari S, Levin-Zamir D. Health Literacy, Primary Care Health Care Providers, and Communication. Health Lit Res Pract. 2021 Jul [acesso em 2022 Jun 01];5(3):e194-e200. Disponível em: https://doi.org/10.3928%2F24748307-20210529-01

5. Fabbri M, Murad MH, Wennberg AM, Turcano P, Erwin PJ, Alahdab F, et al. Health Literacy and Outcomes Among Patients With Heart Failure: A Systematic Review and Meta-Analysis. JACC Heart Fail. 2020 Jun [acesso em 2022 Jun 01];8(6):451-460. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jchf.2019.11.007

6. Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília-DF; 1990.

7. Nutbeam D. Discussion paper on promoting, measuring and implementing health literacy-implications for policy and practice in non-communicable disease prevention and control. World Health Organization; 2017. p. 1-29

8. Chahardah-Cherik S, Gheibizadeh M, Jahani S, Cheraghian B. The Relationship between Health Literacy and Health Promoting Behaviors in Patients with Type 2 Diabetes. Int J Community Based Nurs Midwifery. 2018 Jan;6(1):65-75.

9. Allen MP, Auld E, Logan R, Montes JH, Rosen S. Improving Collaboration among Health Communication, Health Education, and Health Literacy. NAM Perspectives. 2017 Jul 10 [acesso em 2022 Jun 01];7(7). Disponível em: https://doi.org/10.31478/201707c

10. Conselho Nacional de Saúde (BR). Resolução nº 569, de 8 de dezembro de 2017. Brasília: Diário Oficial da União; 2017.

11. Cobo Sánchez JL. Alfabetización en salud y cuidados: mucho más que educar en salud. Metas de Enfermería. 2019 Jun [acesso em 2022 Jun 01];22(5):3. Disponível em: https://doi.org/10.35667/MetasEnf.2019.22.1003081427

12. Saunders C, Palesy D, Lewis J. Systematic Review and Conceptual Framework for Health Literacy Training in Health Professions Education. Health Professions Education. 2019 Mar [acesso em 2022 Jun 01];5(1):13–29. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.hpe.2018.03.003

13. Kaper MS, Reijneveld SA, van Es FD, de Zeeuw J, Almansa J, Koot JAR, et al. Effectiveness of a Comprehensive Health Literacy Consultation Skills Training for Undergraduate Medical Students: A Randomized Controlled Trial. Int J Environ Res Public Health. 2019 Dec 20 [acesso em 2022 Jun 01];17(1):81. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph17010081

14. Moraes R, Galiazzi MC. Análise textual: discursiva. Editora Unijuí, 3ed; 2016. 264p.

15. Griffeth E, Sharif I, Caldwell A, Townsend Cooper M Jr, Tyrrell H, et al. Health Literacy Perceptions and Knowledge in Pediatric Continuity Practices. Health Lit Res Pract. 2022 Jan [acesso em 2022 Jun 01];6(1):e51-e60. Disponível em: https://doi.org/10.3928/24748307-20220208-01

16. Komondor K, Choudhury R. Assessing Teach-Back Utilization in a Downtown Medical Center. Health Lit Res Pract. 2021 Jul [acesso em 2022 Jun 01];5(3):e226-e232. Disponível em: https://doi.org/10.3928/24748307-20210719-01

17. Mavreles Ogrodnick M, O'Connor MH, Feinberg I. Health Literacy and Intercultural Competence Training. Health Lit Res Pract. 2021 Oct [acesso em 2022 Jun 01];5(4):e283-e286. Disponível em: https://doi.org/10.3928%2F24748307-20210908-02

18. Ruggeri B, Vega A, Liveris M, St George TE, Hopp J. A Strategy for Teaching Health Literacy to Physician Assistant Students. Health Lit Res Pract. 2021 Jan 11;5(1):e70-e77.

19. Ribas KH, Araújo AHIM de. A importância do Letramento em Saúde na Atenção Primária: revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development. 2021 Dec 17 [acesso em 2022 Jun 01];10(16):e493101624063. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i16.24063

20. Schillinger D. Social Determinants, Health Literacy, and Disparities: Intersections and Controversies. Health Lit Res Pract. 2021 Jul [acesso em 2022 Jun 01];5(3):e234-e243. Disponível em: https://doi.org/10.3928/24748307-20210712-01

21. Gunn CM, Maschke A, Paasche-Orlow MK, Kressin NR, Schonberg MA, Battaglia TA. Engaging Women with Limited Health Literacy in Mammography Decision-Making: Perspectives of Patients and Primary Care Providers. J Gen Intern Med. 2021 Apr [acesso em 2022 Jun 01];36(4):938-945. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11606-020-06213-2

22. Lustosa SB, Lima RIM, Damasceno OC, Maués LAL, Teixeira FB. Letramento funcional em saúde: experiência dos estudantes e percepção dos usuários da atenção primária. Rev. bras. educ. med. 2021 [acesso em 2022 Jun 01];45(4). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210294

23. McKenna VB, Sixsmith J, Barry M. Facilitators and Barriers to the Development of Health Literacy Capacities Over Time for Self-Management. Health Lit Res Pract. 2020 May 8 [acesso em 2022 Jun 01];4(2):e104-e118. Disponível em: https://doi.org/10.3928/24748307-20200221-01

24. Ector GI, Verweij L, Hermens RP, Blijlevens NM. Filling the gaps of patient information needs and information perception in chronic myeloid leukemia with the patient-physician co-produced web-based platform CMyLife. Patient Education and Counseling. 2022 Mar [acesso em 2022 Jun 01];105(3):686–94. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pec.2021.06.025

25. Melnic I, Alvarado AE, Claros M, Martinez CI, Gonzalez J, Gany F. Tailoring nutrition and cancer education materials for breast cancer patients. Patient Educ Couns. 2022 Feb [acesso em 2022 Jun 01];105(2):398-406. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pec.2021.05.040

26. van der Heide I, Poureslami I, Shum J, Goldstein R, Gupta S, Aaron S, et al. Factors Affecting Health Literacy as Related to Asthma and COPD Management: Learning from Patient and Health Care Professional Viewpoints. Health Lit Res Pract. 2021 Jul [acesso em 2022 Jun 01];5(3):e179-e193. Disponível em: https://doi.org/10.3928/24748307-20210526-01

27. Cubaka VK, Schriver M, Kayitare JB, Cotton P, Maindal HT, Nyirazinyoye L, et al. 'He should feel your pain': Patient insights on patient-provider communication in Rwanda. Afr J Prim Health Care Fam Med. 2018 Apr 16 [acesso em 2022 Jun 01];10(1):e1-e11. Disponível em: https://doi.org/10.4102/phcfm.v10i1.1514

28. Svensberg K, Trapnes E, Nguyen D, Hasan RA, Sund JK, Mathiesen L. Patients' perceptions of medicines information received at hospital discharge in Norway: a qualitative interview study. Int J Clin Pharm. 2021 Feb [acesso em 2022 Jun 01];43(1):144-153. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11096-020-01122-0

29. Ghiasi A. Health information needs, sources of information, and barriers to accessing health information among pregnant women: a systematic review of research. J Matern Fetal Neonatal Med. 2021 Apr [acesso em 2022 Jun 01];34(8):1320-1330. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14767058.2019.1634685

30. Sommer I, Titscher V. Information needs in relation to childhood vaccinations in Austria. European Journal of Public Health. 2021 Oct 1 [acesso em 2022 Jun 01];31(Supplement_3). Disponível em: https://doi.org/10.1093/eurpub/ckab165.399

31. Fortin M, Stewart M, Ngangue P, Almirall J, Bélanger M, Brown JB, et al. Scaling Up Patient-Centered Interdisciplinary Care for Multimorbidity: A Pragmatic Mixed-Methods Randomized Controlled Trial. Ann Fam Med. 2021 Mar-Apr [acesso em 2022 Jun 01];19(2):126-134. Disponível em: https://doi.org/10.1370/afm.2650

32. Conterno S de F, Stelle CACS. Concepção de saúde incorporada pela Base Nacional Comum Curricular Brasileira. Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias. 2021 May 13 [acesso em 2022 Jun 01];16(2). Disponível em: http://dx.doi.org/10.14483/23464712.16135

33. Panko TL, Contreras J, Postl D, Mussallem A, Champlin S, Paasche-Orlow MK, et al. The Deaf Community's Experiences Navigating COVID-19 Pandemic Information. Health Lit Res Pract. 2021 Apr [acesso em 2022 Jun 01];5(2):e162-e170. Disponível em: https://doi.org/10.3928/24748307-20210503-01

34. Mazzu-Nascimento T, Melo DG, Evangelista DN, Silva TV, Afonso MG, Cabello J, et al. Fragilidade na formação dos profissionais de saúde quanto à Língua Brasileira de Sinais: reflexo na atenção à saúde dos surdos. Audiology - Communication Research. 2020 Dec 7 [aceso em 2022 Jun 01];25. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2020-2361

Publicado

2022-12-07

Como Citar

Martins, N. F. F. ., Silveira, R. S. da ., & Abreu, D. P. G. . (2022). Formação Superior em Saúde: relação entre o Letramento em Saúde e o cuidado na perspectiva do SUS. Saúde E Pesquisa, 15(4), 1–22. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2022v15n4.e11080

Edição

Seção

Artigos Originas - Promoção da Saúde