Formação Superior em Saúde: relação entre o Letramento em Saúde e o cuidado na perspectiva do SUS

Palavras-chave: Formação Profissional em Saúde, Letramento em Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivou-se compreender a relação entre o conceito/uso do Letramento em Saúde e o cuidado na perspectiva do Sistema Único de Saúde, em estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia de uma universidade no Sul do Brasil. Estudo qualitativo, exploratório descritivo, realizado de maio a dezembro de 2021, com 22 estudantes sendo 5 de Enfermagem, 9 de Medicina e 8 de Psicologia de uma universidade no Sul do Brasil, mediante entrevistas on-line. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados demonstraram que a formação não contempla o conceito, mas incorpora elementos do Letramento presentes na formação, na prática e no cuidado. O uso de habilidades para o Letramento tem relação com o cuidado na medida em que a interação entre futuro profissional e usuário instiga o gerenciamento do cuidado integral pelo indivíduo, que adquire e utiliza conhecimento e informação para promover sua saúde e prevenir doenças.

Biografia do Autor

Nidia Farias Fernandes Martins, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Doutora em Enfermagem. Enfermeira da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande (RS), Brasil
Rosemary Silva da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande (RS), Brasil.
Daiane Porto Gautério Abreu, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande (RS), Brasil.

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Publicado
2022-12-07
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde