Hemofilia: Promoção da Saúde através de um Diálogo Interdisciplinar entre Saúde e Educação

Palavras-chave: Educação em saúde, Capacitação de professores, Inclusão Educacional, Ensino fundamental e médio, Educação Infantil

Resumo

Identificar a percepção dos profissionais de instituições de ensino sobre a hemofilia, e diante disso formular estratégias de educação em saúde sobre o assunto. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa, analisados de forma descritiva através do software MAXQDA versão 18.1.1, sob a estratégia de análise de conteúdo. Do total de 40 investigados na pesquisa, percebe-se que somente 11 conseguiram definir hemofilia, metade não sabiam sobre as formas de sangramento, 27 não sabiam as características de um sangramento e somente 10 referiam saber como agir frente a tal acontecimento, revelando desconhecimento dos profissionais de instituições de ensino sobre esta condição de saúde, que afirmam nunca terem sido capacitados para entendimento sobre a doença. Este trabalho promove um diálogo interdisciplinar entre saúde e educação sobre a hemofilia, no qual foi reconhecido a falta de conhecimento sobre o tema por profissionais de instituições de ensino e proposto estratégias de educação em saúde.

Biografia do Autor

Lílian Ramine Ramos de Souza Matos, Universidade de Pernambuco - UPE
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGRDF) da Universidade de Pernambuco (UPE), Petrolina (PE), Brasil.
Naiara Kássia Macêdo da Silva Bezerra, Universidade de Pernambuco - UPE
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGRDF) da Universidade de Pernambuco-UPE, Petrolina (PE), Brasil.
Jandir Mendonça Nicácio, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
Mestre em ciências, Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-UNIVASF), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Petrolina (PE), Brasil.
Mirtes de Farias Lima Moreno Cunha, Universidade de Pernambuco - UPE
Especialista em Psicopedagogia, Universidade de Pernambuco, Petrolina (PE), Brasil.
Márcia Bento Moreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
Doutora em Cirurgia e Experimentação, Docente do Colegiado de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, PE, Brasil.

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Publicado
2023-06-30
Seção
Artigos Originais