Saúde-game: um jogo sério para informar sobre o coronavírus e combater a falsa informação

Palavras-chave: Covid-19, Gamificação, Quiz, Regionalismo, Jogo sério

Resumo

O mercado de games digitais no Brasil tem um crescimento de destaque nos últimos anos. Nessa área têm se destacado os jogos educativos, que demonstram resultados positivos para a prática de gamificação no processo de aprendizado. Este artigo apresenta um jogo sério em formato de quiz que visa informar sobre a COVID-19, ressaltando a importância do compartilhamento de informações verídicas sobre o vírus. Faz-se uso de uma metodologia para regionalização de informações com ênfase nas situações cotidianas pretendendo, assim, combater falsas informações de forma prática, escalável e lúdica. Os resultados, obtidos a partir da validação com 30 estudantes que testaram o game, serviram de material de apoio para melhorias no jogo e apontam que, mesmo utilizando técnicas relativamente simples e já usuais no cenário de jogos sérios, é possível inovar nesse campo e fornecer à sociedade uma ferramenta conectada ao momento e às dificuldades por ele enfrentadas.

Biografia do Autor

Leonardo Estevam, Universidade Federal do Pará

Tenho como objetivo atuar na área de Informática, para aplicar e aprimorar meus conhecimentos, sempre em pró da instituição empregadora, sou focado e comprometido com meu trabalho além de curioso e estar sempre em busca de novidades que aperfeiçoem meu perfil profissional. Possuo interesses de pesquisa em fundamentos da programação de jogos e suas especificidades bem com a criação de aplicativos Mobile e Web a fim de levar novas práticas de educação, desenvolvendo pensamentos e raciocínio computacional através da programação que não são ministradas na maioria das instituições de ensino públicas e privadas do Brasil.

Victor Hierro Moraes Ferreira, Instituto de Tecnologia – Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém-PA, Brasil
Possui ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Lirio do Campo(2014). Atualmente é do Instituto Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciências Ambientais.
Paulo André Ignacio Pontes, Instituto Federal do Pará (IFPA) – Ananindeua-PA, Brasil
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Pará (IFPA). Possui Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA (2003). Especialista em Desenvolvimento de Aplicações para internet pela Universidade Federal do Para - UFPA (2004). Mestre em Engenharia Elétrica na área de computação aplicada pela UFPA (2013). Doutor em Engenharia Elétrica na área de computação aplicada pela UFPA (2018)
Fernando Augusto R. Costa, Instituto de Tecnologia – Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém-PA, Brasil
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). Especialista em Gestão Escolar (Universidade Cruzeiro do Sul). Especialista em Comunicação Científica na Amazônia pelo Programa Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (NAEA/UFPA). Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), 2017. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), 2010. Tem publicações nas áreas da Computação e da Comunicação Científica e pesquisas e trabalhos nas áreas da Geografia, Cultura, Povos e Comunidades Tradicionais da Amazônia, Cartografia Social, Comunicação Científica, ferramentas de reconhecimento de expressões faciais e violência contra a mulher. Atualmente, desenvolve pesquisa a respeito da violência na região metropolitana de Belém sob a ótica da Necropolítica.
Marcos César da Rocha Seruffo, Instituto de Tecnologia – Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém-PA, Brasil
Possuo graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA - 2004), Especialização em Suporte Técnico de Sistemas Computacionais pela Universidade Federal do Pará (UFPA - 2005), Mestrado em Ciências da Computação (PPGCC - UFPA - 2008) e Doutorado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada (PPGEE - UFPA - 2012). Realizei Pós Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE - PUC-RJ - 2020). Atualmente sou Professor Associado I da Universidade Federal do Pará, estando vinculado ao Programa de Pós Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA-Castanhal) e Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-ITEC). Sobre cargos administrativos, fui Diretor da Faculdade de Computação (2013-2015) do Campus Castanhal e Diretor da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações do Instituto de Tecnologia (2017-2019). Fui Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (2017-2019). Eu sou um entusiasta da Inovação, atuando como Pesquisador do Laboratório de Pesquisa Operacional (LPO-UFPA). Sou avaliador de projetos em diversos órgãos de fomento nacionais. Desenvolvo atividades de ensino, extensão e pesquisa, esta última através de projetos nacionais e internacionais em áreas interdisciplinares, dentre estas: Tecnologias Sociais, Experiência do Usuário, Mineração de Dados, Redes de Computadores, Informática na Educação, Análise de Redes Sociais, Estudos Antrópicos, e Processamento de Linguagem Natural. Atualmente coordeno projetos fomentados pelo CNPq e Capes, além de participar de projetos com financiamento de outras fontes. Sou Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT - Nível 2 do CNPq.

Referências

Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS. Organização Mundial da Saúde - OMS. Repositório Institucional para Troca de Informações – Iris. Fichas Informativas COVID-19: entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19 [Internet]. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; Available at: iris.paho.org/handle/10665.2/52054?locale-attribute=pt.

Xu F, Buhalis D, Weber J. Serious games e a gamificação do turismo. Tourism Management, 2017; 60, 244-56. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.11.020.

Brasil. TrateCOV: aplicativo auxilia médicos no diagnóstico da Covid-19. 2021. Available at: www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-auxilio-emergencial-de-r-600-covid-19.

Kritz JS, Costa LM, Classe TM, Xexeo GB. Xô Corona: Aprendendo Medidas Preventivas da COVID-19 Através de Um Jogo. In: XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames). Recife. Proceedings of SBGames 2020, 2020. p. 1-10. Available at: www.sbgames.org/proceedings2020/ArtesDesignShort/209629.pdf.

Gaspar JDS, Lage EM, Da Silva FJ, Mineiro É, De Oliveira IJR, Oliveira I, Reis, ZSN (2020). Um jogo sério móvel sobre a pandemia (COVID-19-Did You Know?): estudo de design e avaliação. JMIR serious games, 2020;8(4), e2522. https://doi.org/ 10.2196/25226.

Iná Elias de Castro, Revisitando o regionalismo como fundamento da questão regional, Confins [Online], 49, 2021, posto online no dia 15 de março de 2021, consultado em 03 de março de 2022. https://doi.org/10.4000/confins.35256.

Rotelli, E. Regonalismo”, In Bobbio, Norberto et al., Dicionário de Política, 5 ed. Editora UNB, p.1084-1087, 2004. Available at: educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/701681/2/AEducacaonaContemporaneidade.pdf.

Souza Alba Regina Battisti de, Sartori Ademilde, Noronha ECS F. organizador. Formação docente e práticas pedagógicas: cenários e trajetórias. Florianópolis: UDESC; 2010. v. 01. 256p. Available at: revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4864.

Sutherland J, Sutherland JJ. SCRUM. A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Sextante; 2019. 01 de janeiro. Available at: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4873827/mod_resource/content/2/Leit%2007%20-%20SUTHERLAND%20%282014%29%20Scrum%20-%20a%20arte%20de%20fazer%20o%20dobro%20-%20Jeff%20Sutherland.pdf.

Fundação Getúlio Vargas. Pesquisa Anual do Uso de TI. Disponível em: eaesp.fgv.br/producao-intelectual/pesquisa-anual-uso-ti.

Radoff J. Jogo ligado. Energize seu negócio com jogos de mídia social. John Wiley & Filhos; 2011.

Chou, Y. Actionable Gamification: Beyond Points, Badges and Leaderboards Capa comum. Plataforma de Publicação Independente Createspace; 2015.

Shirinian, A. A difícil fusão entre narrativa e jogabilidade, revista eletrônica Gamasutra, 2017

Unity Technologies. UNITY 3D. Available at: https://unity.com.

Microsoft. Visual Studio. Available at: https://visualstudio.microsoft.com.

Publicado
2023-03-31
Seção
Artigos Originais