Síndrome de Burnout e o senso de coerência em profissionais de enfermagem

Palavras-chave: Pandemia da Covid-19, Profissionais de enfermagem, Promoção da saúde, Senso de coerência, Síndrome de Burnout

Resumo

Este estudo analisou a síndrome de Burnout e o senso de coerência em profissionais de enfermagem durante a pandemia de COVID-19. Para tanto, 61 profissionais da região Centro-Oeste do Brasil responderam aos instrumentos Maslach Burnout Inventory (MBI) e Senso de Coerência (SOC), em questionário do Google Forms. Os resultados indicaram que o domínio com maior pontuação média no MBI foi a “Realização pessoal” (M=3,95; DP=0,53), seguida pela “Exaustão emocional” (M=2,82; DP=0,83). Houve associação significante entre domínios do MBI e as dimensões do SOC-13, com pontuações mais altas em “Compreensão” e “Manejo” do SOC, associadas a menor “Exaustão emocional” (r_S de -0,447 e -0,572) e “Despersonalização” (r_S de -0,339 e -0,383). Foi observada relação significante entre o apoio psicológico no trabalho e a redução do nível de exaustão (valor p ≤ 0,001). Esses achados fornecem contribuições relevantes para o desenvolvimento de ações direcionadas aos profissionais da enfermagem, destacando a importância do apoio psicológico e do fortalecimento do senso de coerência.

Biografia do Autor

Mercia Karoline Da Silva Dias, Universidade Cesumar - UniCesumar
Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2018) especialista em Urgência e Emergência e mestrado em PROMOÇÃO DA SAÚDE pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2021). Tem experiência na área de Banco de Sangue.
Gabriela Costa Alves, Universidade Cesumar - UniCesumar
Graduada em Psicologia pela Universidade Cesumar. Mestranda em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar (Bolsista/CAPES). Pós-Graduanda em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea pela Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá (EPPM). Atuou como Educadora de Projetos Sociais na Universidade Cesumar, na área de inclusão, integração social e treinamento pelo Programa de Trabalho Protegido de Pessoas com Deficiência. Atualmente, atua como pesquisadora no Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Promoção da Saúde, Subjetividades e Cuidado Socioambiental, pesquisando as temáticas: Psicologia Ambiental, Universitários, Saúde Mental, Educação em Saúde e Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Fabiane Dolphine Fuentes Penachiotti, Universidade Cesumar - UniCesumar
Graduada em ENFERMAGEM pela Universidade Cesumar- UniCesumar. Especialista em SAÚDE PÚBLICA e ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Mestre em SAÚDE PÚBLICA pelo Royal Tropical Institute-KIT/ Vrije Universiteit Amsterdã (diploma revalidado pela Universidade Federal da Bahia). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em PROMOÇÃO DA SAÚDE da UniCesumar, bolsista CAPES. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa SAÚDE METAL E CONTEXTOS SOCIOAMBIENTAIS DE DESENVOLVIMENTO NO CICLO DA VIDA, UniCesumar/CNPQ e do Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdiciplinares em PROMOÇÃO DA SAÚDE, SUBJETIVIDADES E CUIDADO SOCIOAMBIENTAL (LAPPISS).
Rose Mari Bennemann, Universidade Cesumar - UniCesumar
Docente Programa de Pós-graduação Mestrado/Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) Universidade Cesumar (UniCesumar), pesquisadoras do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá (PR), Brasil
Rute Grossi Milani, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e Tecnologias Limpas (PPGTL) da Universidade Cesumar – UNICESUMAR, Maringá (PR), Brasil.
Docente Programa de Pós-graduação Mestrado/Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS), Universidade Cesumar (UniCesumar), pesquisadoras do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá (PR), Brasil

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Publicado
2023-09-30
Seção
Artigos Originais