Utilização das F-Words em serviços de reabilitação fisioterapêutica pediátrica: um estudo observacional

Palavras-chave: Criança, Fisioterapia, Pessoas com Deficiência, CIF, Pediatria

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de conhecimento de fisioterapeutas que atuam nos serviços públicos e privados de reabilitação pediátrica sobre o conhecimento das F-Words, assim como identificar as principais barreiras de aplicação destas ferramentas na assistência. Trata-se de um estudo transversal, conduzido de acordo com as recomendações do STROBE. A amostra apresentou uma média etária de 28,1 ± 5,8 anos, constituída por 54 fisioterapeutas que atuam nos serviços públicos e privados de reabilitação pediátrica. Foi observado que 55,6% da amostra já ouviram falar nas F-Words; 44,4% não sabiam sobre a importância; 94,4% estabelecem metas terapêuticas em parceria com a família; 57,4% nunca ouviram falar nas F-Words Tools; 77,8% nunca aplicaram essas ferramentas na assistência. Conclui-se que, as F-Words são importantes, mas são pouco utilizadas na assistência em decorrência da falta de conhecimento dos fisioterapeutas em relação à ferramenta e aos instrumentos.

Biografia do Autor

Larissa dos Santos Pereira, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança - FACENE
Fisioterapeuta pela Faculdade de Enfermagem de Nova Esperança (FACENE), João Pessoa (PB), Brasil
Weslley Barbosa Sales, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Mestrando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Brasil.
Rafaela Faustino Lacerda de Souza, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança - FACENE
Docente do departamento de fisioterapia na Faculdade de Enfermagem de Nova Esperança (FACENE), João Pessoa (PB), Brasil
Douglas Pereira da Silva, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança - FACENE
Docente do departamento de fisioterapia na Faculdade de Enfermagem de Nova Esperança (FACENE), João Pessoa (PB), Brasil.
Renata Ramos Tomaz, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança - FACENE
Docente do departamento de fisioterapia na Faculdade de Enfermagem de Nova Esperança (FACENE), João Pessoa (PB), Brasil.

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Publicado
2023-11-27
Seção
Artigos Originais