Pandemia de COVID-19 e a saúde dos estudantes: análise da correlação entre psicopatologias e a síndrome de Burnout

Palavras-chave: Ansiedade, Depressão, Burnout, Estresse psicológico

Resumo

Analisar a correlação entre estresse, ansiedade e depressão com a síndrome de Burnout em estudantes de graduação de uma universidade pública federal. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, que utilizou um questionário on-line para coleta de dados, que ocorreu entre dezembro de 2021 e março de 2022, disponibilizado por e-mail. Participaram 169 discentes, e a correlação entre as variáveis sociodemográficas e as dimensões estresse, ansiedade e depressão evidenciou que os brasileiros, principalmente as mulheres e praticantes de alguma religião, mostraram escores mais elevados. Quanto à síndrome de Burnout, notaram-se valores altos para as dimensões exaustão emocional e eficácia profissional, mas escores baixos para a dimensão descrença. Ao verificar-se a correlação entre a escala de ansiedade, depressão e estresse e a síndrome de Burnout, percebeu-se uma relação negativa entre seus domínios e a eficácia estudantil. Revelou-se também uma correlação entre a depressão e a exaustão emocional.

Biografia do Autor

Francisco Iuri da Silva Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Graduando do curso de Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.
Ana Lydia Costa Franco , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Graduanda do curso de Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.
Gabriel Alves Desiderio, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Graduando do curso de Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.
Matheus de Sousa Nobre, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Graduando do curso de Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.
Gilvan Ferreira Felipe, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela UECE. Docente do Instituto de Ciências da Saúde da UNILAB.
Jairo Domingos de Morais, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Fisioterapeuta, Doutor em Modelos de Decisão e Saúde pela UFPB. Docente do Instituto de Ciências da Saúde da UNILAB.

Referências

1. Gusso HL, Archer AB, Luiz FB, Sahão FT, Luca GG, Henklain MHO, et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade. 2020; 41:e238957. doi: https://doi.org/10.1590/ES.238957

2. Rodrigues BB, Cardoso RRJ, Peres CHR, Marques FF. Aprendendo com o imprevisível: saúde mental dos universitários e educação médica na pandemia de COVID-19. Rev Bras Educ Med. 2020; 44(supl. 1), e0149. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404

3. Nunes BM, Pereira STF, Raad AJ, Milani SL. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Rev Psi Org Trab. 2019; 19(1):564-70. doi: https://doi.org/10.17652/rpot/2019.1.15417

4. Siqueira JS. Burnout acadêmico e estresse autopercebido em universitários da saúde [trabalho de conclusão de curso] [Internet]. Santa Cruz: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2022 [citado em 1 jun. 2023]. Disponível em:: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49671

5. Costa DS, Medeiros NSB, Cordeiro RA, Frutuoso ES, Lopes JM, Moreira SNT. Sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de Medicina e estratégias institucionais de enfrentamento. Rev Bras Educ Med. 2020; 44(1):e040. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190069

6. Franco MIM. O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários [dissertação] [Internet]. Lisboa: Universidade de Lisboa; 2022 [citado em 1 jun. 2023]. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/27425

7. Maia BR, Dias PC. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Est Psicol. 2020; 37:e200067. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

8. Ribeiro JLP, Honrado AAJD, Leal IP. Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond. Psicol Saúde & Doença [Internet]. 2004 [citado em 1 jun. 2023]; 2:229-39. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=36250207

9. Vignola RCB, Tucci AM. Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. J Affect Disord. 2014; 155:104-9. doi: https://doi.org/10.1016/j.jad.2013.10.031

10. Carlotto MS, Nakamura AP, Câmara SG. Síndrome de Burnout em estudantes universitários da área. Psico [Internet]. 2006 [citado em 1 jun. 2023]; 37(1):57-62. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1412

11. Schaufeli WB, Salanova M, González-romá V, Bakker AB. The Measurement of Engagement And Burnout: A Two Sample Confirmatory Fator Analytic Approach. J Happiness Studies. 2002; 3(1):71–92. doi: https://doi.org/10.1023/A:1015630930326

12. Bianchi R, Schonfeld IS, Laurent E. Physician burnout is better conceptualised as depression. The Lancet. 2017 Apr; 389(10077):1397-8. doi: https://doi.org/10.1016/s0140-6736(17)30897-8

13. Silva TVS, Vieira LM, Cardoso AMR, Oliveira RVD. Qualidade de vida, ansiedade e depressão em estudantes de Odontologia na pandemia da COVID-19 e fatores relacionados. Res Soc Develop. 2021 Jul 13; 10(8):e34710817481. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17481

14. Scorsolini-Comin F, Rossato L, Cunha VF, Correia-Zanini MRG, Pillon SC. A religiosidade/espiritualidade como recurso no enfrentamento da COVID-19. Rev Enferm Centro-Oeste Mineiro. 2020 Oct 23; 10:e3723. doi: http//doi.org/10.19175/recom.v10i0.3723

15. Araújo ELO. Estudo sobre o consumo de bebidas alcoólicas na pandemia de COVID-19 [trabalho de conclusão de curso] [Internet]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás; 2022 [citado em 1 jun. 2023]. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21462

16. Hossain MM, Sultana A, Purohit N. Mental health outcomes of quarantine and isolation for infection prevention: A systematic umbrella review of the global evidence. Epidemiol Health. 2020 Jun 2; 42:e2020038. doi: https://doi.org/10.4178/epih.e2020038

17. Algazal MG, Caetano IRA, Bianchin JM, Cavicchioli FL. Depressão e efeitos da COVID-19 em universitários. InterAm J Med Health. 2021; 4:e202101014. doi: https://doi.org/10.31005/iajmh.v4i.187

18. Amaral FNL, Melo CS, Pinto LS, Sousa DS. Perfil de estilo de vida e prevalência de Síndrome de Burnout em estudantes da área da saúde de uma universidade particular em Santarém-PA durante a pandemia da COVID-19: um estudo transversal. Res Soc Develop. 2021; 10(14):e513101422772. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22772

19. Freitas EO, Silva NR, Silva RM, Souto VT, Pinno C, Siqueira DF. Autoavaliação de estudantes universitários sobre seu desempenho acadêmico durante a pandemia da COVID-19. Rev Gaúcha Enferm. 2022; 43:e20210088. doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210088.pt

20. Roque HY, Cañas LM, Alonso GS, Curay YCE. Estilos de aprendizaje y metas de logro en estudiantes universitarios durante la pandemia de COVID-19. Texto Livre. 2021; 14(2):e33988. doi: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33988

21. Ernst J, Jordan KD, Weilenmann S, Sazpinar O, Gehrke S, Paolercio F, et al. Burnout, depression and anxiety among Swiss medical students – A network analysis. J Psychiatr Res. 2021; 143:196-201. doi: https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2021.09.017

22. Pokhrel NB, Khadayat R, Tulachan P. Depression, anxiety, and burnout among medical students and residents of a medical school in Nepal: a cross-sectional study. BMC Psychiatry. 2020; 20(1):298. doi: https://doi.org/10.1186/s12888-020-02645-6

Publicado
2023-11-28
Seção
Artigos Originais