Indicadores qualitativos de educação permanente em saúde: criação colegiada em uma regional de saúde

Qualitative indicators of permanent health education: collaborative creation in a health region

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n1.e12186

Palavras-chave:

Educação Continuada, Regionalização da Saúde, Gestão em Saúde, Saúde Pública, Indicadores de Gestão

Resumo

Sistematizar a experiência de criação de indicadores qualitativos de educação permanente em saúde em uma regional de saúde do estado do Paraná. Método: pesquisa qualitativa, nos moldes da Sistematização da Experiência, desenvolvida com servidores de uma regional de saúde. A coleta de dados ocorreu de março a junho de 2021 por meio dos materiais produzidos durante os encontros e registros dos pesquisadores. Os dados foram organizados por meio dos pressupostos da sistematização da experiência e analisados sob a luz da pedagogia crítica de Freire. Resultados: 5 indicadores foram desenvolvidos, construídos de forma participativa. Observou-se dificuldade em os idealizar, tendo como entrave o distanciamento conceitual e como facilitador o desenvolvimento dentro de um processo de educação permanente, em que a vivência proporcionou exemplificação. Conclusão: a sistematização da experiência contribuiu para a análise crítica do processo, revisitando os temas e identificando potencialidades e fragilidades, permitindo que próximas atividades sejam desenvolvidas de forma qualificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Soares Bossan, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá

Mariana Pissioli Lourenço, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá.

Poliana Avila Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá

Michelle Aparecida Siqueira Fazoli, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá

Guilherme Malaquias Silva, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Paraná

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo

Referências

Silva KL da, França BD, Marques R de C, Matos JAV de. Análise dos discursos referentes à educação permanente em saúde no Brasil (1970 A 2005). Trab educ saúde [Internet]. 2019;17(2):e0019222. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00192

Jesus JM de, Rodrigues W. Trajetória da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil. Trab educ saúde [Internet]. 2022;20:e001312201. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-7746-ojs1312

Machado MH, Ximenes Neto FRG. Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde no SUS: trinta anos de avanços e desafios. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2018 Jun;23(6):1971–9. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.06682018

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Orientações para monitoramento e avaliação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, DF, Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/orientacoes_monitoramento_politica_nacional_educacao_saude.pdf. Access in: 06 Jan. 2023.

Campos KFC, Sena RR de, Silva KL. Permanent professional education in healthcare services. Esc Anna Nery [Internet]. 2017;21(4):e20160317. Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2016-0317

Gonçalves CB, Pinto IC de M, França T, Teixeira CF. A retomada do processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil. Saúde debate [Internet]. 2019 Aug;43(spe1):12–23. Available from: https://doi.org/10.1590/0103-11042019S101

Rossetti LT, Seixas CT, Castro EAB de, Friedrich DB de C. Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2019 Jun; 11(1):129-34. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513

Bitencourt GR, Ferreira AFM, Amaral MHSP, Renault SMG, Silva JO, Santos KM. Uso de indicadores na avaliação do serviço de educação permanente: reflexão dos pilares da qualidade. Rev. baiana enferm. [Internet]. 2020 Nov.;35. Available from : https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844

Báo ACP, Amestoy SC, Moura GMSS de, Trindade L de L. Quality indicators: tools for the management of best practices in Health. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 Mar;72(2):360–6. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0479

Bustamante V, Onocko-Campos R, Silva AA, Treichel CA dos S. Indicadores para avaliação de Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi): resultados de uma pesquisa-intervenção. Interface (Botucatu) [Internet]. 2020;24:e190276. Available from: https://doi.org/10.1590/Interface.190276

Looyd RC. Quality health care: a guide to developing and using indicators. 2nd ed. Boston: Jones and Bartlet, 2019.

Holliday OJ. Sistematização de Experiências: aprender a dialogar com os processos. Lisboa: Publisher CIDAC, 2008.

Peruzzo CMK. Pressupostos epistemológicos e metodológicos da pesquisa participativa: da observação participante à pesquisa-ação. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, 2017(3)23. Available from: https://www.redalyc.org/jatsRepo/316/31652406009/31652406009.pdf

Holliday OJ. O que é sistematizar. 2ª ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006. p. 21-28.

Chavez-Tafur J. Aprender com a prática: uma metodologia para sistematização de experiências. Rio de Janeiro: Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, 2007.

Freire P. À Sombra Desta Mangueira. 12ª ed. São Paulo: Publisher Paz e Terra, 2019a.

Sokem JA dos S, Bergamaschi FPR, Watanabe EAMT, Renovato RD, Ferreira AM. Evaluation of an educational process about prevention of pressure injury. CienCuidSaude [Internet]. 2020 Feb.17 [cited 2023Oct.6];190. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/49917

Ferreira J, Celuppi IC, Baseggio L, Geremia DS, Madureira VSF, Souza JB de. Planejamento regional dos serviços de saúde: o que dizem os gestores?. Saude soc [Internet]. 2018 Jan.;27(1):69–79. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-12902018170296

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 198/GM de 13 de fevereiro de 2004b. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor Saúde e de outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Ministério da Saúde; 2004. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1832.pdf Access in: 06 Oct. 2021.

Alves CAC, Sarinho SW, Belian RB. Vídeo educativo participativo para humanização da assistência em saúde. Saude e pesqui. 2023 Apr./Jun.;16(2). Doi: https://doi.org/10.17765/2176-9206.2023v16n2.e11320

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento?. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf Access in: 15 Set. 2020.

Macedo KD da S, Acosta BS, Silva EB da, Souza NS de, Beck CLC, Silva KKD da. Active learning methodologies: possible paths to innovation in health teaching. Esc Anna Nery [Internet]. 2018;22(3):e20170435. Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0435

Ferreira L, Barbosa JS de A, Esposti CDD, Cruz MM da. Educação Permanente em Saúde na atenção primária: uma revisão integrativa da literatura. Saúde debate [Internet]. 2019 Jan;43(120):223–39. Available from: https://doi.org/10.1590/0103-1104201912017

Freire P. Pedagogia do Oprimido. 71ª ed. São Paulo: Publisher Paz e Terra, 2019b.

Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63ª ed. São Paulo: Publisher Paz e Terra, 2020.

Publicado

2024-06-30

Como Citar

Bossan, J. P. S., Lourenço, M. P. ., Silva, P. A., Fazoli, M. A. S. ., Silva, G. M., & Baldissera, V. D. A. (2024). Indicadores qualitativos de educação permanente em saúde: criação colegiada em uma regional de saúde: Qualitative indicators of permanent health education: collaborative creation in a health region. Saúde E Pesquisa, 17(2), e12186. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n1.e12186

Edição

Seção

Artigos Originais