Indicadores qualitativos de educação permanente em saúde: criação colegiada em uma regional de saúde

Qualitative indicators of permanent health education: collaborative creation in a health region

Palavras-chave: Educação Continuada, Regionalização da Saúde, Gestão em Saúde, Saúde Pública, Indicadores de Gestão

Resumo

Sistematizar a experiência de criação de indicadores qualitativos de educação permanente em saúde em uma regional de saúde do estado do Paraná. Método: pesquisa qualitativa, nos moldes da Sistematização da Experiência, desenvolvida com servidores de uma regional de saúde. A coleta de dados ocorreu de março a junho de 2021 por meio dos materiais produzidos durante os encontros e registros dos pesquisadores. Os dados foram organizados por meio dos pressupostos da sistematização da experiência e analisados sob a luz da pedagogia crítica de Freire. Resultados: 5 indicadores foram desenvolvidos, construídos de forma participativa. Observou-se dificuldade em os idealizar, tendo como entrave o distanciamento conceitual e como facilitador o desenvolvimento dentro de um processo de educação permanente, em que a vivência proporcionou exemplificação. Conclusão: a sistematização da experiência contribuiu para a análise crítica do processo, revisitando os temas e identificando potencialidades e fragilidades, permitindo que próximas atividades sejam desenvolvidas de forma qualificada.

Biografia do Autor

João Pedro Soares Bossan, Universidade Estadual de Maringá
Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá
Mariana Pissioli Lourenço, Universidade Estadual de Maringá
Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá.
Poliana Avila Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá
Michelle Aparecida Siqueira Fazoli, Universidade Estadual de Maringá
Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá
Guilherme Malaquias Silva, Universidade Estadual de Maringá
Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Paraná
Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Universidade Estadual de Maringá
Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo

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Publicado
2024-03-31
Seção
Artigos Originais