Indicadores qualitativos de educação permanente em saúde: criação colegiada em uma regional de saúde
Qualitative indicators of permanent health education: collaborative creation in a health region
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n1.e12186Palavras-chave:
Educação Continuada, Regionalização da Saúde, Gestão em Saúde, Saúde Pública, Indicadores de GestãoResumo
Sistematizar a experiência de criação de indicadores qualitativos de educação permanente em saúde em uma regional de saúde do estado do Paraná. Método: pesquisa qualitativa, nos moldes da Sistematização da Experiência, desenvolvida com servidores de uma regional de saúde. A coleta de dados ocorreu de março a junho de 2021 por meio dos materiais produzidos durante os encontros e registros dos pesquisadores. Os dados foram organizados por meio dos pressupostos da sistematização da experiência e analisados sob a luz da pedagogia crítica de Freire. Resultados: 5 indicadores foram desenvolvidos, construídos de forma participativa. Observou-se dificuldade em os idealizar, tendo como entrave o distanciamento conceitual e como facilitador o desenvolvimento dentro de um processo de educação permanente, em que a vivência proporcionou exemplificação. Conclusão: a sistematização da experiência contribuiu para a análise crítica do processo, revisitando os temas e identificando potencialidades e fragilidades, permitindo que próximas atividades sejam desenvolvidas de forma qualificada.Downloads
Referências
Silva KL da, França BD, Marques R de C, Matos JAV de. Análise dos discursos referentes à educação permanente em saúde no Brasil (1970 A 2005). Trab educ saúde [Internet]. 2019;17(2):e0019222. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00192
Jesus JM de, Rodrigues W. Trajetória da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil. Trab educ saúde [Internet]. 2022;20:e001312201. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-7746-ojs1312
Machado MH, Ximenes Neto FRG. Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde no SUS: trinta anos de avanços e desafios. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2018 Jun;23(6):1971–9. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.06682018
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Orientações para monitoramento e avaliação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, DF, Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/orientacoes_monitoramento_politica_nacional_educacao_saude.pdf. Access in: 06 Jan. 2023.
Campos KFC, Sena RR de, Silva KL. Permanent professional education in healthcare services. Esc Anna Nery [Internet]. 2017;21(4):e20160317. Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2016-0317
Gonçalves CB, Pinto IC de M, França T, Teixeira CF. A retomada do processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil. Saúde debate [Internet]. 2019 Aug;43(spe1):12–23. Available from: https://doi.org/10.1590/0103-11042019S101
Rossetti LT, Seixas CT, Castro EAB de, Friedrich DB de C. Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2019 Jun; 11(1):129-34. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513
Bitencourt GR, Ferreira AFM, Amaral MHSP, Renault SMG, Silva JO, Santos KM. Uso de indicadores na avaliação do serviço de educação permanente: reflexão dos pilares da qualidade. Rev. baiana enferm. [Internet]. 2020 Nov.;35. Available from : https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844
Báo ACP, Amestoy SC, Moura GMSS de, Trindade L de L. Quality indicators: tools for the management of best practices in Health. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 Mar;72(2):360–6. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0479
Bustamante V, Onocko-Campos R, Silva AA, Treichel CA dos S. Indicadores para avaliação de Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi): resultados de uma pesquisa-intervenção. Interface (Botucatu) [Internet]. 2020;24:e190276. Available from: https://doi.org/10.1590/Interface.190276
Looyd RC. Quality health care: a guide to developing and using indicators. 2nd ed. Boston: Jones and Bartlet, 2019.
Holliday OJ. Sistematização de Experiências: aprender a dialogar com os processos. Lisboa: Publisher CIDAC, 2008.
Peruzzo CMK. Pressupostos epistemológicos e metodológicos da pesquisa participativa: da observação participante à pesquisa-ação. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, 2017(3)23. Available from: https://www.redalyc.org/jatsRepo/316/31652406009/31652406009.pdf
Holliday OJ. O que é sistematizar. 2ª ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006. p. 21-28.
Chavez-Tafur J. Aprender com a prática: uma metodologia para sistematização de experiências. Rio de Janeiro: Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, 2007.
Freire P. À Sombra Desta Mangueira. 12ª ed. São Paulo: Publisher Paz e Terra, 2019a.
Sokem JA dos S, Bergamaschi FPR, Watanabe EAMT, Renovato RD, Ferreira AM. Evaluation of an educational process about prevention of pressure injury. CienCuidSaude [Internet]. 2020 Feb.17 [cited 2023Oct.6];190. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/49917
Ferreira J, Celuppi IC, Baseggio L, Geremia DS, Madureira VSF, Souza JB de. Planejamento regional dos serviços de saúde: o que dizem os gestores?. Saude soc [Internet]. 2018 Jan.;27(1):69–79. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-12902018170296
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 198/GM de 13 de fevereiro de 2004b. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor Saúde e de outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Ministério da Saúde; 2004. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1832.pdf Access in: 06 Oct. 2021.
Alves CAC, Sarinho SW, Belian RB. Vídeo educativo participativo para humanização da assistência em saúde. Saude e pesqui. 2023 Apr./Jun.;16(2). Doi: https://doi.org/10.17765/2176-9206.2023v16n2.e11320
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento?. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf Access in: 15 Set. 2020.
Macedo KD da S, Acosta BS, Silva EB da, Souza NS de, Beck CLC, Silva KKD da. Active learning methodologies: possible paths to innovation in health teaching. Esc Anna Nery [Internet]. 2018;22(3):e20170435. Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0435
Ferreira L, Barbosa JS de A, Esposti CDD, Cruz MM da. Educação Permanente em Saúde na atenção primária: uma revisão integrativa da literatura. Saúde debate [Internet]. 2019 Jan;43(120):223–39. Available from: https://doi.org/10.1590/0103-1104201912017
Freire P. Pedagogia do Oprimido. 71ª ed. São Paulo: Publisher Paz e Terra, 2019b.
Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63ª ed. São Paulo: Publisher Paz e Terra, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.