Efetividade de intervenções psicossociais online para a redução de depressão, ansiedade e estresse: estudo quase-experimental

Palavras-chave: Saúde mental, Covid-19, Sistemas de Apoio psicossocial, e-Terapias

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar a efetividade de terapias psicossociais de grupo online na redução de sintomas de depressão, ansiedade e estresse durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de estudo de quase-experimental, com aplicação da escala DASS-21 aos participantes de grupos terapêuticos (n=66), em dois momentos: pré e pós-terapias. As médias dos escores encontradas foram comparadas através do Teste t para amostras pareadas. Os resultados indicaram redução dos sintomas com diferenças estatisticamente significativas entre as médias, considerando p<0,01 e tamanhos de efeito que variaram de pequeno (0,20-0,49) a médio (0,50-0,80). As diferenças encontradas sugerem efetividade das terapias psicossociais de grupo online como estratégias de bem-estar, apoio psicossocial, matricial e espaços expressivos no enfrentamento do contexto pandêmico, podendo ser replicadas em outros contextos e nos serviços de saúde pública.

Biografia do Autor

Carmen Silvia Silva Camuso Barros, Universidade Estadual de Santa Cruz
Graduada em Psicologia e Administração. Especialização em Saúde Pública com ênfase em ESF. Especialização em Psicologia Organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Analista Universitária, na função de psicóloga na Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Santa Cruz (CDRH/UESC). Experiência em docência do ensino superior (Curso de Psicologia/Unime, 2011-2013). Atuação como Conselheira no Conselho Regional de Psicologia Terceira Região - CRP03 (XV Plenário, 2016-2019) e Atuação em Psicologia Clínica desde 2010. Temas de interesse: saúde mental e trasnversalidades, e-terapias, luta antimanicomial, teatro, música, poesia e capoeira.
Alexandre Justo Oliveira Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz
Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Braz Cubas (UBC -1998 até 2002) e bacharelado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE - 2009 até 2011), Mestrado (2004 até 2006) e Doutorado (2006 até 2011) em Ciências com área de concentração Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-graduado em Análises clínicas pelo CRBIO e atualmente é professor Titular do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC em Ilhéus - BA), leciona a matéria de Farmacologia. Foi Membro do comitê de ética e pesquisa em seres humanos, do comitê de iniciação científica, coordenador do Centro Regional de Referencia sobre Álcool, Crack e Outras Drogas (2013 a 2018). Este projeto visou desenvolver ação permanente vinculado à Secretaria Nacional de Política sobre drogas, destinado a qualificar profissionais das redes de atenção integral à saúde e assistência social sobre prevenção e intervenção ao uso de droga. Esteve Coordenador o programa de Mestrado de Ciências da Saúde da UESC (PPGCS) de 2015 a 2018. Esteve como Vice-Diretor do Departamento de Saúde da UESC (março 2022 até Janeiro 2023), atualmente está como Diretor do Departamento de Saúde da UESC, é responsável pelo Laboratório de Farmacologia Comportamental da UESC e realiza pesquisas com modelos pré-clínicos para estudo da farmacodependência e seu tratamento utilizando medicamentos off-label que modulam a via dopaminérgica e compostos naturais. Pai de Sthefany, Rafael e Enzo Verzani
David Ohara, Universidade Estadual de Santa Cruz
Professor do Departamento de Saúde I da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UESB/UESC), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS/UESC) e Docente Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UESC). Graduado em Educação Física (UEL) concluiu o mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL na linha de Atividade Física Relacionada à Saúde. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa - Portugal. É líder do Grupo de Extensão e Pesquisa em Atividade Física, Comportamento Sedentário e Saúde (GEPAFCSS) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE). É membro da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS), membro da South American Physical Activity and Sedentary Behavior Network (SAPASEN) e da Rede Brasileira de Mensuração da Atividade Física e Comportamento Sedentário (REBRAFCS) Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase na avaliação da aptidão física, atividade física/comportamento sedentário e treinamento com pesos.
Paulo César Ribeiro Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana
Possui pós doutorado no Departamento de Psiquiatria da Univerity of New Mexico, nos EUA (2011-2013), doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2008), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Psicologia - Cesupi Faculdade de Ilhéus (2019), e graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992).Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Psicologia e Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: psicodélicos e ayahuasca, tradução e validação de instrumentos de avaliação de traços de personalidade e funções neuropsicológicas, avaliação neuropsicológica computadorizada.Tem experiência em ensaios clínicos envolvendo a administração de psicodélicos para o tratamento de transtornos relacionados ao uso de substâncias, e em pesquisas observacionais para a avaliação de efeitos terapêuticos e adversos da ayahuasca, com financiamento pelo CNPq, CAPES E Food and Drug Administration (FDA).
Josenaide Engracia dos Santos, Universidade de Brasília
Professora da adjunta da Universidade de Brasília, graduação em Terapia Ocupacional, especialização em Saúde Mental e Mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Ciências da Saúde. Coordena Projeto de pesquisa de Saúde Integral de atendimentos a famílias carentes de Ceilândia. e o projeto de pesquisa Liga de Saúde da Família e Comunidade na promoção à Saúde na Universidade de Brasília, em tempos de COVID-19. Estudo Multicêntrico sobre o impacto da COVID19 na saúde mental. Coordena a pesquisa: O amor ver cor? A relação do amor e racismo na perspectiva de mulheres negras ?. Coordenadora do Grupo de pesquisa de promoção da saúde e práticas integrativas. Coordena o Observatório Brasília PIS. Participa de pesquisa multicêntrica na Universidade Estadual de Santa Cruz Bahia e Universidade de Brasília E-Terapias e Saúde Mental. Coordena pesquisa sobre Infecções sexualmente transmissíveis/HIV na perspectiva de jovens universitários: Abordagem qualitativa. Participa da linha de pesquisa: Saúde mental e comunidade, Sociabilidade terapêutica, Álcool e outras drogas e métodos qualitativos. Tem experiência na área sofrimento psíquico na atenção primária da população e da população negra. Coordena programa de extensão Construindo caminhos para fortalecimento de práticas de prevenção de agravos e promoção da saúde na comunidade/ Universidade de Brasília. Coordena o projeto de extensão Liga da Saúde da Família e Comunidade do Sol Nascente e projeto de extensão Produção e translação do conhecimento na validação de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens no Distrito Federal.Projeto de pesquisa e extensão "Tecendo o amanhã: Prevenção e promoção de saúde Mental na educação e na Saúde.
Rozemere Cardoso de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Doutorado e mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Atualmente é professora titular (Plena) do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, líder do Grupo de Pesquisa, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq, intitulado: Saúde Mental de pessoas, grupos e comunidades: práticas de cuidado e formação de recursos humanos. Tem experiência na área de Saúde Mental e Saúde Coletiva, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde, Enfermagem Psiquiátrica, Saúde da Família, Saúde Mental de Trabalhadores de Saúde, e Tecnologias relacionais do cuidado.

Referências

Salari N, Hosseinian-Far A, Jalali R, Vaise-Rygani A, Rasoupoor S, Mohammadi M, et al. Prevalence of stress, anxiety, depression among the general population during the COVID-19 pandemic: a systematic review and meta-analysis [Internet]. 2020 Jul [cited 2021 Dec 9];16(1):57. doi:10.1186/s12992-020-00589-w.

Shevlin M, McBride O, Murphy J, Miller JG, Hartman TK, Levita L, et al. Anxiety, depression, traumatic stress and COVID-19-related anxiety in the UK general population during the COVID-19 pandemic. BJPsych Open [Internet]. 2020 Oct [cited 2021 Dec 9];6(6):e125. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7573460/ doi:10.1192/bjo.2020.109

Luo Y, Chua CR, Xiong Z, Ho RC, Ho CSH. A Systematic Review of the Impact of Viral Respiratory Epidemics on Mental Health: An Implication on the Coronavirus Disease 2019 Pandemic. Front Psychiatry. 2020 Nov [cited 2021 Dec 9];11:565098. doi:10.3389/fpsyt.2020.565098.

Lobo LAC, Rieth CE. Mental health and Covid-19: an integrative literature review. Saúde debate [Internet]. 2022 June [cited 2022 Oct 22];45(130):885-901. doi: 10.1590/0103-1104202113024

Wong LP, Alias H, Md Fuzi AA, Omar IS, Mohamad Nor A, Tan MP, et al. Escalating progression of mental health disorders during the COVID-19 pandemic: Evidence from a nationwide survey. PLos ONE [Internet]. 2021 Mar [cited 2024 Jan 25]; 16(3): e0248916. Available from: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0248916. doi: 10.1371/journal.pone.0248916.

Hazarika M, Das S, Bhandari SS, Sharma P. The psychological impact of the COVID-19 pandemic and associated risk factors during the initial stage among the general population in India. Open J Psychiatry Allied Sci. [Internet]. 2021 Jan [cited 2024 Jan 25]; 12(1):31-35. doi: 10.5958/2394-2061.2021.00009.4.

Brunoni AR, Suen PJC, Bacchi PS, Razza LB, Klein I, Dos Santos LA, et al. Prevalence and risk factors of psychiatric symptoms and diagnoses before and during the COVID-19 pandemic: findings from the ELSA-Brasil COVID-19 mental health cohort. Psychol Med. [Internet] 2023 Jan [cited 2023 Dec 5]; 53(2):446-457. doi: 10.1017/S0033291721001719

Pan American Health Organization (PAHO). COVID-19 Recommended mental health and psychosocial support interventions (SMAPS) during the pandemic [Internet] 2020 [cited 2022 Jul 10]. Available from: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/53017/OPASBRANMHMHCOVID-19200026_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Inter-Agency Standing Committee (IASC). IASC Guidelines on mental health and psychosocial support in humanitarian emergencies. [Internet] 2007 [cited 2022 Jul 10]. Available from: https://interagencystandingcommittee.org/mental-health-and-psychosocial-support-emergency-settings-0/documents-public/iasc-guidelines-mental

Kunzler AM, Stoffers-Winterling J, Stoll M, Mancini A, Lehmann S, Blessin M, et al. Mental health and psychosocial support strategies in highly contagious emerging disease outbreaks of substantial public concern: A systematic scoping review. PLos ONE [Internet]. 2021 Feb [cited 2022 Jul 10];16(2):e0244748. Available from: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0244748 doi:10.1371/journal.pone.0244748

Muller AE, Hafstad EV, Himmels JPW, Smedslund G, Flottorp S, Stensland S, et al. The mental health impact of the covid-19 pandemic on healthcare workers, and interventions to help them: A rapid systematic review. Psychiatry Res. [Internet] 2020 Nov [cited 2022 Aug 8];293:113441. doi:10.1016/j.psychres.2020.113441

Yang X, Yang X, Kumar P, Cao B, Ma X, Li T. Social support and clinical improvement in COVID-19 positive patients in China. Nurs Outlook. [Internet] Nov-Dec 2020 [cited 2022 Aug 12];68(6):830-837. doi:10.1016/j.outlook.2020.08.008

Xiao H, Zhang Y, Kong D, Li S, Yang N. The Effects of Social Support on Sleep Quality of Medical Staff Treating Patients with Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) in January and February 2020 in China. Med Sci Monit. [Internet] 2020 Mar [cited 2022 Aug 12];26:e923549. Available: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7075079/ doi:10.12659/MSM.923549

Antiporta DA, Bruni A. Emerging mental health challenges, strategies, and opportunities in the context of the Covid-19 pandemic: perspectives from South American decision-makers. Rev Panam Salud Publica [Internet] 2020 Nov [cited 2022 Aug 13];44:e154. Available from: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52997/v44e1542020.pdf?sequence=1&isAllowed=y doi: 10.26633/RPSP.2020.154

Gratzer D, Goldbloom D. Therapy and E-therapy-Preparing Future Psychiatrists in the Era of Apps and Chatbots. Acad Psychiatry [Internet] 2020 Apr [cited 2022 Aug 13];44(2):231-234. doi: 10.1007/s40596-019-01170-3.

Serrano-Ripoll MJ, Zamanillo-Campos R, Fiol-DeRoque MA, Castro A, Ricci-Cabello I. Impact of Smartphone App-Based Psychological Interventions for Reducing Depressive Symptoms in People With Depression: Systematic Literature Review and Meta-analysis of Randomized Controlled Trials. JMIR Mhealth Uhealth [Internet] 2022 Jan [cited 2022 Aug 13];10(1):e29621. Available from: https://mhealth.jmir.org/2022/1/e29621 doi:10.2196/29621

Bandelow B, Wedekind D. Internet psychotherapeutic interventions for anxiety disorders - a critical evaluation. BMC Psychiatry [Internet] 2022 June [cited 2022 Aug 13];22(1):441. doi:10.1186/s12888-022-04002-1

Egan SJ, McEvoy P, Wade TD, Ure S, Johnson AR, Greene D, et al. Unguided low intensity cognitive behaviour therapy for anxiety and depression during the COVID-19 pandemic: A randomised trial. Behav Res Ther. [Internet] 2021 Sept [cited 2024 Jan 25]; 144:103902. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0005796721001017 doi: 10.1016/j.brat.2021.103902

Hatta MH, Sidi H, Sharip S, Das S, Saini SM. The Role of Virtual Reality as a Psychological Intervention for Mental Health Disturbances during the COVID-19 Pandemic: A Narrative Review. Int J Environ Res Public Health [Internet] 2022 Feb [cited 2024 Feb 01]; 19(4):2390. Available from: https://www.mdpi.com/1660-4601/19/4/2390/htm doi: 10.3390/ijerph19042390

Brouzos A, Vassilopoulos SP, Baourda VC, Tassi C, Stavrou V, Kalliopi Moschou, et al. “Staying Home – Feeling Positive”: Effectiveness of an on-line positive psychology group intervention during the COVID-19 pandemic. Curr Psychol [Internet]. 2021 Mar [cited 2024 Feb]; 42(4):2749–61. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7980788/ doi: 10.1007/s12144-021-01613-x

Lucietto G, Pereira D, Sousa D, Souza D, Correia-Zanini, M, Scorsolini-Comin F. Online psychoeducation groups for mental health promotion: Perceptions of Brazilian university students. Couns Psychother Res. [Internet] 2023 Dec [cited 2024 Jan. 25]; 00:1-11. doi: 10.1002/capr.12736.

Margherita G, Benedetta Muzii, Alessia Caffieri, Adriana Di Francia, Somma B. “Isolated together”: online group treatments during the COVID-19 pandemic. A systematic review. Res Psychother. [Internet] 2022 Nov [cited 2024 Feb 3]; 25:365-85. doi: 10.4081/ripppo.2022.639

Malinauskas R, Malinauskiene V. Meta-Analysis of Psychological Interventions for Reducing Stress, Anxiety, and Depression among University Students during the COVID-19 Pandemic. Int J Environ Res Public Health [Internet] 2022 Jul [cited 2024 Jan 25]; 27;19(15):9199. doi: 10.3390/ijerph19159199.

Ye Z, Li W, Zhu R. Online psychosocial interventions for improving mental health in people during the COVID-19 pandemic: A systematic review and meta-analysis. J Affect Disord. [Internet] 2022 Nov [cited 2024 Jan 25]; 316:120-131. doi: 10.1016/j.jad.2022.08.023.

Doherty A, Benedetto V, Harris C, Boland P, Christian DL, Hill J, et al. The effectiveness of psychological support interventions for those exposed to mass infectious disease outbreaks: a systematic review. BMC Psychiatry [Internet] 2021 Nov [cited 2022 Aug 15];21(1):592. doi:10.1186/s12888-021-03602-7

Khademian F, Aslani A, Ravangard R, Bastani P, Nami M, Jafari P. Efficacy of a web application for stress management among Iranian college students during Covid-19 outbreak: a study protocol for randomized controlled trials. Trials [Internet] 2020 Dec [cited 2022 Aug 16];21(1):1023. doi:10.1186/s13063-020-04949-0

Dumarkaite A, Truskauskaite I, Andersson G, Jovarauskaite L, Jovaisiene I, Nomeikaite A, et al. The efficacy of the internet-based stress recovery intervention FOREST for nurses amid the COVID-19 pandemic: A randomized controlled trial. Int J Nurs Stud. [Internet] 2022 Nov [cited 2023 June 20];138:104408. doi: 10.1016/j.ijnurstu.2022.104408.

Meneses DA, Tavares JJC, Monteiro REM, Lopez LCS. Fenótipos digitais para mindfulness e ansiedade encontrados por aplicativo de smartphone. Saud Pesq. [Internet] 2023 Mar [cited 2024 Jan. 25];16(1):e-11196. Available from: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/11196/7284 doi: 10.17765/2176-9206.2023v16n1.e11196

Selltiz C, Wrightsman LS, Cook SW. Research methods on social relationships. New York: Holt, Rinehart and Winston; 1976.

Souza RC, Santos JE, Santos VTC, Silva AAF, Vasconcellos EA, Ambrósio PE et al. Psychosocial e-Therapies Project: Construction and strategies to promote mental health in times of pandemic Covid-19. Res Soc Dev [Internet] 2021 May [cited 2022 Aug 8];10(6):e20910615740. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15740/14027 doi: 10.33448/rsd-v10i6.15740

Vignola RCB. Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS): adaptation and validation for Brazilian Portuguese [dissertation]. Santos, São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade; 2013. 80p.

Freitas ALP, Rodrigues SGA. Avaliação da confiabilidade de questionário: uma análise utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. XII Simpósio de Engenharia de Produção; 2005 nov. 7-9; Bauru, São Paulo, BR. Anais. [cited 2024 Jan 25] Available from: https://simpep.feb.unesp.br/anais/anais_12/copiar.php?arquivo=Freitas_ALP_A%20avalia%E7%E3o%20da%20confiabilidade.pdf

Landis JR, Koch GG. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics [Internet] 1977 Mar [cited 2024 Jan 24];33(1):159-74. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/843571/

Elsaie ML, Hasan MS, Zaky MS, Hussein SM, Kadah AS, Omar AM. Implication of COVID-19 on the mental health of Egyptian dermatologists: A cross-sectional study. J Cosmet Dermatol. [Internet] 2021 Oct [cited 2024 Jan 25]; 20(10):3066-73. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8661565/ doi: 10.1111/jocd.14390

Bryant RA, Dawson KS, Keyan D, Azevedo S, Yadav S, Tran J et al. Effectiveness of a Videoconferencing-Delivered Psychological Intervention for Mental Health Problems during COVID-19: A Proof-of-Concept Randomized Clinical Trial. Psychother Psychosom [Internet]. 2022 Dec [cited 2023 Jan 3];91(1):63-72. doi:10.1159/000520283

Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho C et al. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. Int J Environ Res Public Health [Internet] 2020 Mar [cited 2022 Aug 10];17(5):1729. doi:10.3390/ijerph17051729

Duarte MQ, Santo MAS, Lima CP, Giordani JP, Trentini CM. COVID-19 and the impacts on mental health: a sample from Rio Grande do Sul, Brazil. Cien Saude Colet [Internet] 2020 Sept [cited 2022 Jan 5]. doi: 10.1590/1413-81232020259.16472020

Santamaría MD, Ozamiz-Etxebarria N, Rodríguez IR, Alboniga-Mayor JJ, Gorrotxategi MP. Psychological impact of Covid-19 on a sample of Spanish health professionals. Rev Psiquiatr Salud Ment (Engl Ed). [Internet] 2021 Apr-June [cited 2022 Jan 5];14(2):106-112. doi:10.1016/j.rpsm.2020.05.004

Baptista CJ, Martins AM, Escalda PMF. Factors associated with high mental health scores of university teachers during the COVID-19 pandemic. Saud Pesq. [Internet] 2023 Jan-Mar [cited 2024 Feb 3]; 16(1):e-11419. Available from: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/11419/7314 doi: 10.17765/2176-9206.2023v16n1.e11419

Silva AND, Guedes CR, Santos-Pinto CDB, Miranda ES, Ferreira LM, Vettore MV. Demographics, Socioeconomic Status, Social Distancing, Psychosocial Factors and Psychological Well-Being among Undergraduate Students during the Covid-19 Pandemic. Int J Environ Res Public Health [Internet] 2021 June 6 [cited 2022 Jan 6];18(14):7215. doi: 10.3390/ijerph18147215

Devkota HR, Sijali TR, Bogati R, Ahmad M, Shakya KL, Adhikary P. The impact of Covid-19 on mental health outcomes among hospital fever clinic attendants across Nepal: A cross-sectional study. PLos ONE [Internet] 2021 Mar [cited 2022 Aug 16];16(3):e0248684. Available from: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0248684 doi: 10.1371/journal.pone.0248684

Barros CSSC, Lima AJO, Souza RC. Welcome and promotion of well-being during the covid-19 pandemicin the on-line mode. CIS [Internet] 2021 Oct [cited 2022 Oct 2];21(4):211-24. doi: 10.53660/CONJ-181-510

Celuppi IC, Lima GS, Rossi E, Wazlawick RS, Dalmarco EM. Uma análise sobre o desenvolvimento de tecnologias digitais em saúde para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil e no mundo. Cad Saude Publica [Internet]. 2021 Mar[cited 2022 Oct 2];37(3):e00243220. Available from: https://www.scielo.br/j/csp/a/rvdKVpTJq8PqTk5MgTYTz3x/# doi: 10.1590/0102-311X00243220

Oliveira P, Garcia R, Oliveira D, Batista D, Silva G, Bertolini S. Technological inclusion: effects on the mental health and quality of life of elders Saud Pesq. [Internet] 2023 Mar [cited 2024 Jan 25]; 16(1): e-10988: Available from: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/10988/7283 doi: 10.17765/2176-9206.2023v16n1.e10988

Publicado
2024-03-31
Seção
Artigos Originais