Atividade física e níveis de ansiedade em escolares da rede privada e pública de Recife-PE-Brasil

Physical activity and anxiety levels in students of private and public networks school in Recife-PE, Brazil

Palavras-chave: Adolescentes, Ansiedade, Exercício físico

Resumo

Na nossa sociedade, a redução das atividades físicas habituais, o aumento do comportamento sedentário e dos sintomas de ansiedade, sobretudo em adolescentes, tem impactado negativamente na saúde em suas diferentes dimensões. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre atividade física e sintomas de ansiedade em escolares de 11 a 17 anos. Caracterizado como estudo transversal, participaram 25 escolares do Recife-PE, onde foi aplicado um questionário eletrônico contendo dados sociodemográficos, de atividades físicas (GSHS) e de sintomas de ansiedade (DASS-21), com análise descritiva e correlação de Pearson, p<0,05. Os resultados revelaram que 80% dos escolares apresentaram níveis de atividade física abaixo do recomendado, em relação à ansiedade somente 16% foram classificados no nível moderado. Concluiu-se que nenhuma relação significativa foi verificada entre ansiedade e atividade física, também não foram observados níveis elevados de ansiedade, mas a inatividade física predominou entre os escolares.

Biografia do Autor

Isabela Miranda Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco
Profissional de Educação Física, Licenciada na Universidade Federal de Pernambuco, pós graduada em Educação Física Adaptada.
Daniela Karina da Silva Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco
Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1997), Especialização em Avaliação e Prescrição de Programas de Exercícios pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Saúde da Pública Centro Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz (2009). Cursos adicionais em Atividade Física e Saúde Pública. Possui experiência em educação física, com ênfase atividade física e saúde, principalmente nos seguintes temas: comportamentos de saúde e qualidade de vida, estilo de vida saudável, programas de promoção da saúde, atuação do profissional de educação física. Atualmente é professora Associada IV na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) trabalhando na graduação em Educação Física nos cursos de Licenciatura e Bacharelado (desde 2013) e também docente temporária no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF). Como experiências anteriores de destaque, atuou como permanente no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPE (de 2016 até 2020), na graduação da Universidade Federal da Paraíba (2002-2013) e da Universidade Federal de Sergipe (2002-2002), na Residência Multiprofissional em saúde da família e comunidade (NESC/CCS/UFPB) de 2010 a 2012, participou como colaboradora no Programa de Mestrado em Educação Física da UPE/UFPB de 2010 a 2012.

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Publicado
2024-08-25
Seção
Artigos Originais