Tecnologias educacionais para insulinoterapia em adultos com diabetes melitus tipo 2: revisão de escopo

Educational technologies for insulin therapy in adults with type 2 diabetes mellitus: a scoping review

Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 2, Insulinoterapia, Serviços de saúde, Tecnologias

Resumo

O presente estudo objetiva mapear as tecnologias educacionais para administração da terapia insulínica em adultos com diabetes mellitus tipo 2 atendidos pelos serviços de saúde. Trata-se de uma revisão de escopo, baseada na estrutura metodológica desenvolvida pelo JBI e no checklist do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta Analyses extension for Scoping Reviews. Foi realizada busca em bases de dados e literatura cinza. Os artigos foram avaliados de forma pareada e independente por dois revisores. Para seleção e triagem dos estudos foi utilizado o gerenciador de referências Rayyan®. A síntese dos dados ocorreu por meio de tabela e discussão em categorias temáticas. Embora existam diferentes tipos de tecnologias educacionais que abordem a temática de insulinoterapia, faz-se necessário a realização de mais estudos no que tange a avaliação de efeitos e viabilidade do uso de tal tecnologia no âmbito da insulinoterapia.

Biografia do Autor

Ana Danúsia Izidório Rodrigues de Araújo, Universidade Federal do Piauí
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí/CSHNB. Ex. bolsista de extensão do Projeto "Programa de Orientação à Pessoa com Diabetes (PRODIABETES)" e voluntária do Projeto "Institucionalismo e Envelhecimento". Atualmente, integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPeSC). Especialista em Urgência e Emergência pela IESM. Mestre em Saúde e Comunidade pela UFPI. Doutora em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGenf/CCS/UFPI).
Ana Roberta Vilarouca da Silva, Universidade Federal do Piauí
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal do Piauí; Graduação em Enfermagem; Programa de pós graduação em Enfermagem e Mestrado em Saúde e Comunidade. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, excesso de peso, síndrome metabólica, bem como, estudos metodológicos.É líder do grupo de pesquisa em Saúde Coletiva - CNPq.

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Publicado
2024-06-30
Seção
Artigos de Revisão