O entendimento do fonoaudiólogo a respeito dos órgãos de notificação de violência contra crianças e adolescentes

Speech therapist's understanding of Reporting Bodies for Violence against children and adolescents

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n4.e12514

Palavras-chave:

violência, Notificação, Notificação de Abuso, Fonoaudiologia

Resumo

Objetivo: investigar o conhecimento dos fonoaudiólogos sobre os órgãos a serem notificados em casos de suspeita ou confirmação de violência contra crianças e adolescentes. Metodologia: estudo transversal, desenvolvido a partir do envio de questionários aos 4.297 fonoaudiólogos, inscritos no Conselho Regional de Fonoaudiologia – 3º região. Os dados coletados foram explorados mediante a análise estatística descritiva. Resultados: participaram da pesquisa 75 fonoaudiólogos. A respeito dos Órgãos a serem informados em casos de suspeita ou confirmação de violência contra crianças, ou adolescentes, 96% dos fonoaudiólogos mencionaram o Conselho Tutelar, 60% a Vara da Infância e da Juventude, 42,7% a polícia, 26,7% os Conselhos Municipais de Defesa, 25,3% o Ministério Público, 25,3% o Disque 100, e 10,7% o Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Conclusão: os fonoaudiólogos demonstraram conhecimento adequado acerca dos órgãos a serem notificados em casos de suspeita ou confirmação de violência familiar contra crianças, ou adolescentes, sendo mencionado, em primeiro lugar, o Conselho Tutelar.

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Biografia do Autor

Lucas Jampersa, Universidade Tuiuti do Paraná

Bacharel em Fonoaudiologia pelo Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2016-2020). Mestre em Distúrbios da Comunicação com taxa concedida pela PROSUP/CAPES (UTP - 2020-2022). Pesquisador sobre a violência contra crianças e adolescentes e o trabalho clínico de profissionais da saúde com enfoque no contexto fonoaudiológico. Fonoaudiólogo clínico em Paranaguá, atendendo a crianças e adolescentes com dificuldades na linguagem oral e/ou escrita, assim como, o público atípico, crianças com Transtorno do Espectro Autista (T.E.A.), Trissomia do Cromossomo 21 (Síndrome de Down), bebês prematuros e crianças com atraso no desenvolvimento. Também em Paranaguá é o responsável técnico pelo setor de fonoaudiologia na Amplus Medicina Integrada e Segurança do Trabalho.

Adriele Barbosa Paisca , Universidade Tuiuti do Paraná

Bacharel em Fonoaudiologia pelo Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2014-2017). Mestre em Distúrbios da Comunicação na mesma instituição, com bolsa concedida pela CAPES. Participante do Núcleo de Estudos de linguagem. Participante do Núcleo Avançado de Revisões Sistemáticas (NARSM). Participante do núcleo de Estudos de Vínculo Terapêutico. Participa do núcleo de pesquisa de Vínculo Terapêutico e Cuidados Paliativo. Desenvolve como pesquisa Vínculo terapêutico e suas implicações na prática clínica fonoaudiológica.

Cristiano Miranda de Araújo , Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, concluída em 2009, sendo agraciado com o Prêmio Marcelino Champagnat por mérito acadêmico. Obteve o título de Mestre e Doutor em Odontologia, com foco em Ortodontia, pela mesma instituição. Realizou estágios pós-doutorais na área de Odontologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Distúrbios da Comunicação na Universidade Tuiuti do Paraná (PPGDIC/UTP). Em 2022, concluiu a graduação em Matemática pelo Centro Universitário UNINTER. Possui especialização em Ciências de Dados aplicadas à Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG) e está cursando especialização em Inteligência Artificial e Machine Learning pela mesma instituição.Atualmente, é Professor Adjunto nos cursos de graduação e Mestrado em Odontologia (PPGO-UTP) e nos programas de Mestrado e Doutorado em Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH-UTP) na Universidade Tuiuti do Paraná. Também atua como professor no curso de Especialização em Ortodontia na PUCPR. Contribui como revisor em revistas científicas nacionais e internacionais de relevância.Coordena o Núcleo de Estudos Avançados em Revisão Sistemática e Metanálise (NARSM) e o Núcleo de Inteligência Artificial em Saúde (NIAS). Suas áreas de atuação incluem revisões sistemáticas e meta-análises, inteligência artificial com foco em aprendizado de máquina supervisionado e processamento de linguagem natural, epidemiologia, bioestatística, análise de dados, programação em Python, R e SQL.

Giselle Aparecida de Athayde Massi , Universidade Tuiuti do Paraná

É Fonoaudióloga desde 1989, com Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Paraná. Em 2018, concluiu seu Pós-doutroramento em Promoção de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública de Portugal. É professora da Graduação em Fonoaudiologia e do Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná. Coordena, o Núcleo de Trabalho - Linguagem e Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas vinculados à pesquisa e à extensão universitária: atividades dialógicas no processo de envelhecimento; encontros intergeracionais mediados por práticas dialógicas; promoção do letramento e da qualidade de vida de pessoas idosas..

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Publicado

2024-06-27

Como Citar

Jampersa, L., Barbosa Paisca , A., Miranda de Araújo , C., & Aparecida de Athayde Massi , G. (2024). O entendimento do fonoaudiólogo a respeito dos órgãos de notificação de violência contra crianças e adolescentes: Speech therapist’s understanding of Reporting Bodies for Violence against children and adolescents. Saúde E Pesquisa, 17(4), e12514. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n4.e12514

Edição

Seção

Artigos Originais