Contribuições da Gestão Autônoma da Medicação na cogestão do tratamento medicamentoso de acadêmicos de enfermagem

Contributions of Autonomous Medication Management in the co-management of medication treatment for nursing students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n4.e12526

Palavras-chave:

Autonomia pessoal, Enfermagem, Estudantes de enfermagem, Psicotrópicos, Saúde do estudante

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar as contribuições da Gestão Autônoma da Medicação (GAM) na cogestão do tratamento medicamentoso de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de estudo descritivo, exploratório e qualitativo realizado em um Programa de Saúde Mental vinculado ao Serviço de Assistência Estudantil de uma universidade pública da região central do país em abril de 2021, com três acadêmicos. Os dados foram coletados por meio de Grupo Operativo subsidiado pelo Guia GAM, registrados em formato de vídeo pelo aplicativo Google Meet e submetidos à análise de conteúdo de Bardin. As contribuições da GAM foram: fortalecimento da autonomia, despertar da curiosidade, aumento do conhecimento, corresponsabilização, participação ativa no tratamento, autocuidado e autoconhecimento. A intervenção grupal norteada pelo Guia GAM junto aos acadêmicos favoreceu práticas de terapia medicamentosa mais seguras, atuação mais participativa diante do tratamento e desenvolvimento de competências sobre o uso de psicofármacos.

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Biografia do Autor

Rayane da Penha Eugênio de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Docente no curso de Bacharelado em Enfermagem na Faculdade Evangélica de Ceres (GO), Brasil.

Johnatan Martins Sousa, Universidade Federal de Goiás

Doutor em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia (GO), Brasil.

Nathalia Martins de Morais, State University of Goiás

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia (GO), Brasil.

Marciana Gonçalves Farinha, Universidade Federal de Uberlândia

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Uberlândia (MG), Brasil.

Nathália dos Santos Silva, Universidade Federal de Goiás

Docente permanente do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia (GO), Brasil.

Camila Cardoso Caixeta, Universidade Federal de Goiás

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia (GO), Brasil.

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

da Penha Eugênio de Oliveira, R. ., Martins Sousa, J. ., Martins de Morais, N., Gonçalves Farinha, M. ., dos Santos Silva, N. ., & Cardoso Caixeta, C. . (2024). Contribuições da Gestão Autônoma da Medicação na cogestão do tratamento medicamentoso de acadêmicos de enfermagem: Contributions of Autonomous Medication Management in the co-management of medication treatment for nursing students. Saúde E Pesquisa, 17(4), e12526. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n4.e12526

Edição

Seção

Artigos Originais