Design Instrucional Contextualizado na produção de recursos tecnológicos na saúde: revisão de escopo
Instructional design contextualized in the production of technological resources in health care: a scoping review
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12878Palavras-chave:
Tecnologia da informação e comunicação, Tecnologias em saúde, Promoção da saúde, Educação em saúde, Educação onlineResumo
Mapear evidências científicas sobre recursos tecnológicos direcionados à área da saúde e desenvolvidos com aplicação do Design Instrucional Contextualizado. Foram adotadas as recomendações do Joanna Briggs Institute for Scoping Reviews. A busca foi realizada em bases de dados nacionais e internacionais, sem recorte temporal e guiada pela questão norteadora: “Quais as tecnologias da área da saúde produzidas a partir do design instrucional contextualizado?”. Dos 285 estudos identificados, 17 publicados no idioma português e entre 2010 e 2021 foram considerados elegíveis para compor a amostra final. Foram desenvolvidos aplicativos móveis, cursos online, jogo, objeto virtual de aprendizagem e blog, com o uso predominante de pesquisas aplicadas de produção tecnológica. As tecnologias abordaram o processo educativo e a promoção da saúde de forma lúdica, interativa e flexível. Os resultados evidenciaram as contribuições do Design Instrucional Contextualizado na produção de diferentes tecnologias aplicadas ao contexto da saúde, com o rigor e flexibilidade necessários.
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