Design Instrucional Contextualizado na produção de recursos tecnológicos na saúde: revisão de escopo

Instructional design contextualized in the production of technological resources in health care: a scoping review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12878

Palavras-chave:

Tecnologia da informação e comunicação, Tecnologias em saúde, Promoção da saúde, Educação em saúde, Educação online

Resumo

 

Mapear evidências científicas sobre recursos tecnológicos direcionados à área da saúde e desenvolvidos com aplicação do Design Instrucional Contextualizado. Foram adotadas as recomendações do Joanna Briggs Institute for Scoping Reviews. A busca foi realizada em bases de dados nacionais e internacionais, sem recorte temporal e guiada pela questão norteadora: “Quais as tecnologias da área da saúde produzidas a partir do design instrucional contextualizado?”. Dos 285 estudos identificados, 17 publicados no idioma português e entre 2010 e 2021 foram considerados elegíveis para compor a amostra final. Foram desenvolvidos aplicativos móveis, cursos online, jogo, objeto virtual de aprendizagem e blog, com o uso predominante de pesquisas aplicadas de produção tecnológica. As tecnologias abordaram o processo educativo e a promoção da saúde de forma lúdica, interativa e flexível. Os resultados evidenciaram as contribuições do Design Instrucional Contextualizado na produção de diferentes tecnologias aplicadas ao contexto da saúde, com o rigor e flexibilidade necessários.

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Biografia do Autor

Bianka Nóbrega Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba (2020); Residente Multiprofissional em Atenção Cardiovascular ao adulto e ao idoso; Pós-graduanda em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva; Pesquisadora Assistente na Tese de Doutorado de Dr. Guilherme Mendes, médico Cardiologista e Hemodinamicista. Tem experiência como Enfermeira Residente; participa do Grupo de Estudos GEPEFO (Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Forense). Durante a graduação foi Monitora da disciplina de Parasitologia ll, participou do Projeto de Iniciação Científica com o projeto Introspecções brasileiras e canadenses para uma enfermagem global: Uma exploração de culturas de enfermagem comunitária juntamente com uma estudante canadense, e participou do Projeto de Extensão: Gestão de Risco em doença cardiovascular: educar para prevenir.

Gabrielly Oliveira de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira pela Faculdade Santa Emília de Rodat - FASER (2017.1 2022.1), Especialista em Emergência e UTI pela FESVIP. Pós-Graduanda Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, pelo Centro de Formação, Aperfeiçoamento Profissional e Pesquisa (em andamento 2023). Atualmente Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2023 em andamento), foi docente das disciplinas de Pediatria e Administração de Enfermagem, do curso de técnico de enfermagem na Escola Técnica São Vicente de Paula. Integrante do Grupo de Pesquisas em Doenças Crônicas (GPDOC). Durante a graduação: atuou como monitora das seguintes disciplinas, Anatomia I e II (2018.1 2019.1), Ensino Clínico da Assistência de Enfermagem á Saúde da Mulher (2019.2 2020.1). Atua nas linhas de pesquisa de saúde da mulher, da criança e materno-infantil, em temáticas relacionadas a epidemiologia, prevenção, promoção de saúde e inovação científica, que busquem um alcance coletivo.

William Caracas Moreira, Universidade Federal do Ceará

Enfermeiro pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará; Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estácio de Sá; Especialista em Segurança do Paciente e qualidade em serviços de saúde pela Faculdade Unyleya; Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS); Integrante do Núcleo de Estudos em HIV/AIDS, Saúde e Sexualidade (NEHAS) vinculado ao CNPq/UFPB; Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPesC) vinculado ao CNPq/UFPI; Integrante da Comissão de Colóquios - PPGENF/UFPB; Colaborador na Liga Acadêmica de Enfermagem Clínico-Cirúrgica - LAECC; Atuou como: Professor do curso técnico de enfermagem do Colégio 21 Educar; Enfermeiro assistencial em Enfermaria Clínica-Cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA); Enfermeiro consultor na área de gestão em saúde pela L.A. Consultoria.

Mirian Alves da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associado I do Departamento de Enfermagem Clínica da UFPB e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFPB.Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1985); pós-graduada em Serviço Social (Mestrado) pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e em Enfermagem (Doutorado) pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba - Turma Pioneira (2014); Pós-Graduação (Especialização) em Acupuntura (2017) pela ABA - Associação Brasileira de Acupuntura. . Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social da Saúde. Atua como Pesquisadora Voluntária no Setor de Estudos e Pesquisas em Saúde e Serviço Social - SEPSASS/PPGSS/UFPB, atuando com as temáticas: Políticas de atenção ao idoso, políticas públicas e controle social. Atualmente é líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Feridas - GEPEFE, onde vem desenvolvendo atividades de pesquisas envolvendo as temáticas feridas e idosos. Também atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Doenças Crônicas - GPDOC.

Mailson Marques de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Departamento de Enfermagem Clínica (DENC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/CCS/UFPB). Vice-líder do Grupo de Pesquisas na Atenção à Saúde em Cronicidades (GPASC) certificado pelo CNPq. Coordenador da Liga Acadêmica de Enfermagem Cardiovascular (LAEC). Doutor, Mestre e Especialista na modalidade de Residência na Atenção à Saúde Cardiovascular no Adulto. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Paraíba (ABEn-PB) no biênio (2023-2025) e Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Filiado a Association of Cardiovascular Nursing and Allied Professions (ACNAP), European Society of Cardiology e ao Departamento de Enfermagem da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). Foi servidor público da Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB (2013-2023). Atuou como enfermeiro assistencial na Urgência e Clínica Cardiológica (2013-2019), Unidade de Terapia Intensiva Geral Adulto (2020-2022), Clínica Covid-19 (2021-2022) e Núcleo de Segurança do Paciente (2021-2022). Presidiu a Comissão de Ética em Enfermagem (CEE) do HMSI (2021-2023). Possui experiência na área de Enfermagem Cardiovascular, Cuidados Clínicos, Saúde do Adulto e Idoso com interesse científico nos seguintes temas: pessoas com insuficiência cardíaca, cardiologia, condições crônicas e desenvolvimento de tecnologias educativas. Consultor ad hoc de periódicos científicos.

Simone Helena dos Santos Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora pela Universidade de Pernambuco (2017). Doutora em Enfermagem em Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (2009), com Doutorado Sandwich na Escola Superior de Enfermagem do Porto - PT. Mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Especialista em Enfermagem Cirúrgica e Administração (1996). Graduada e Licenciada em Enfermagem (1992). Professora Titular da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa em Doenças Crônicas (GPDOC) e Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa no Tratamento de Feridas (GEPEFE). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFPB (2017-2019). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (2015-2017). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Paraíba, gestões 2004-2007, 2007-2010, 2016-2019, 2020-2022 e Diretora do Centro de Estudos e Pesquisas da ABEn-PB, triênio 2016-2019. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Pública e Saúde do Adulto e idoso, atuando especialmente nas temáticas, prevenção, cuidado, qualidade de vida e tecnologias em saúde aplicadas ao contexto das doenças crônicas.

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Publicado

25-08-2024

Como Citar

Fernandes, B. N., Souza, G. O. de, Moreira, W. C., Silva, M. A. da, Sousa, M. M. de, & Oliveira, S. H. dos S. (2024). Design Instrucional Contextualizado na produção de recursos tecnológicos na saúde: revisão de escopo : Instructional design contextualized in the production of technological resources in health care: a scoping review . Saúde E Pesquisa, 18, e12878. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12878

Edição

Seção

Artigos de Revisão