Validação de material educativo para promoção da saúde na fibromialgia
Validation of educational materials for health promotion in fibromyalgia
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12916Palavras-chave:
Fibromialgia, Educação em Saúde, Autocuidado, Educação em Dor, Promoção da SaúdeResumo
A fibromialgia é uma síndrome reumática ue interfere na capacidade funcional e qualidade de vida da pessoa. Destaca-se que a estratégia inicial não farmacológica deve ser a educação do paciente, centrada no processo de adaptação e enfrentamento da fibromialgia e na qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi validar um material educativo para promover a saúde na fibromialgia. O material foi validado por meio da utilização da técnica Delphi com 23 juízes especialistas (profissionais com experiência nas áreas de reumatologia, educação e promoção da saúde) e 23 juízes público-alvo (pessoas com fibromialgia). Os grupos avaliaram a dificuldade e conveniência do material educativo. A validação de conteúdo foi feita com aplicação do Índice de Validade de Conteúdo e do Coeficiente Kappa. O material educativo obteve a viabilidade dos juízes especialistas e público-alvo, com valores da média de todos os itens avaliados de 0,78±0,03 e 0,91±0,06, respectivamente. Além disso, a confiabilidade também apresentou valores médios de todos os itens avaliados classificados entre bom, ótimo e perfeito para os grupos de juízes especialistas (0,97±0,05) e o público-alvo (0,86±0,10). Conclui-se que o material educativo quanto ao conteúdo e linguagem foi validado e apresentou confiabilidade, mostrando-se um instrumento de relevância junto ao público-alvo e juízes especialistas.
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