Relação Entre a Ocorrência de Enteroparasitoses e Práticas de Higiene de Manipuladores de Alimentos: Revisão da Literatura

  • Larissa Ferreira Cunha Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)
  • Kelly Ribeiro Amichi Faculdade Católica Salesiana do Espirito Santo
Palavras-chave: Manipulação de Alimentos, Enteroparasitoses, Higiene dos Alimentos

Resumo

O desenvolvimento econômico e as mudanças no estilo de vida das pessoas levaram ao aumento da procura pelos serviços de alimentação. A manipulação é uma das formas mais importantes de contaminação de alimentos, pois hábitos higiênicos inadequados permitem que microrganismos causadores de doenças sejam propagados. Os parasitos intestinais ainda constituem um dos mais sérios problemas de saúde pública, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. O objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre a ocorrência de enteroparasitoses e práticas de higiene de manipuladores de alimentos descritos na literatura atual. Trata-se de um levantamento de dados da literatura entre os anos de 2000 e 2012, no acervo de revistas e periódicos, no idioma português e língua estrangeira, no site de pesquisa Scielo. Em várias pesquisas, tem-se demonstrado a relação existente entre manipuladores de alimentos e doenças de origem alimentar, pois uma manipulação incorreta e a falta de cuidados em relação às normas higiênicas favorecem a contaminação por microrganismos patogênicos. Estudos também relatam que a manipulação de alimentos em condições precárias de higiene é um fator importante na transmissão de enteroparasitas. Em relação aos manipuladores de alimentos observa-se que estes possuem baixo nível socioeconômico, o que pode prejudicar na adoção das boas práticas de higiene. Sendo assim torna-se necessário a avaliação da saúde dos manipuladores de alimentos através da obrigatoriedade de exames laboratoriais periódicos, além da realização de treinamentos e educação sanitária, a fim de diminuir a menor índice possível a contaminação e disseminação de doenças transmitidas por alimentos.

Biografia do Autor

Larissa Ferreira Cunha, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)
Especialista em Gestão de Alimentos e Alimentação Coletiva da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM, Vitória - ES.
Kelly Ribeiro Amichi, Faculdade Católica Salesiana do Espirito Santo
Docente Mestre do curso de Nutrição da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, Vitória - ES.
Publicado
2014-03-25
Seção
Artigos de Revisão