Indicadores de Produção Científica: Estudos Empíricos que Avaliaram a Adesão ao Tratamento do Diabetes do Tipo 1

  • Luziane de Fátima Kirchner Universidade Federal de São Carlos
  • Maria de Jesus Dutra dos Reis Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Luiza Marinho Casanova Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Adesão ao Tratamento, Diabetes Mellitus, Indicadores de Produção Científica

Resumo

A adesão ao tratamento do diabetes mellitus é um tema relevante na área da saúde e, por isso, é necessário aferir a disseminação de pesquisas sobre esse tema no meio científico. Uma das formas de realizar isso é apresentar os indicadores das publicações. O presente artigo descreve o levantamento de indicadores (área, periódicos, autores, palavras-chave, frequência de citações e ano de publicação) de 113 estudos que avaliaram empiricamente a adesão ao tratamento do diabetes do tipo 1 e que foram disponibilizados na íntegra pela base de dados Web of Science, no período de 2000 a 2012. A busca foi feita para todas as áreas da saúde que a base abrange. Houve predomínio de publicações nas áreas de Psicologia e Medicina, em periódicos de alto fator de impacto, realizadas por grupos de pesquisadores conceituados, predominantemente com formação em Psicologia. Sugestões, com apoio da literatura, foram feitas quanto à escolha de palavras-chaves dos estudos, que não apresentaram padronização. No que diz respeito à disseminação da produção científica levantada, os indicadores mostraram que os artigos parecem estar sendo disseminados na comunidade científica. Outros estudos como este precisam ser desenvolvidos, sobretudo com olhares da Psicologia e da Medicina, que foram as áreas mais abrangidas.

Biografia do Autor

Luziane de Fátima Kirchner, Universidade Federal de São Carlos
Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, PR, Brasil; Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil
Maria de Jesus Dutra dos Reis, Universidade Federal de São Carlos
Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo – USP, SP, Brasil; Docente Associada da Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil
Maria Luiza Marinho Casanova, Universidade Estadual de Londrina
Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo – USP, SP, Brasil; Docente do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil
Publicado
2014-07-25
Seção
Artigos de Revisão