Políticas de Ensino Superior no Brasil: O Currículo dos Cursos de Biomedicina está Preparado para o Mercado de Trabalho em Biotecnologia?
Palavras-chave:
Formação Continuada do Aluno, Habilidades Sociais, Representações Sociais / Students´ Continuous Formation, Social Abilities, Social Representations
Resumo
Na área da saúde, os cursos de graduação estão em constantes mudanças com o desafio de atender às demandas sociais, e o assunto biotecnologia começa a ter destaque em várias profissões, mas na Biomedicina esbarra na ausência de certificação e na oferta da disciplina no ensino. O objetivo deste trabalho foi explorar e analisar as representações sociais dos discentes de Biomedicina sobre a disciplina de processos biotecnológicos. Os resultados principais demonstram que a biotecnologia é um assunto importante na formação do profissional, mas não ganha grande destaque nos cursos, devido à área não ser reconhecida como habilitação; nisso, as representações do grupo de alunos concluintes demonstram a preocupação sobre o futuro da atuação do Biomédico. Discutem-se algumas questões sobre o estágio na área, caso fosse reconhecida a habilitação, ausência de informações em assuntos relacionados à profissão especificamente, como também dificuldade de parcerias de pesquisa. ABSTRACT: Undergraduate courses in health are in constant flux due to the challenge to attend social demand. Although Biotechnology is currently in the limelight in several professions, in Biomedicine there is a lack of certification and supply of the discipline in university studies. Current analysis explores the social representations of undergraduates in Biomedicine on the discipline of biotechnological processes. The main results show that Biotechnology is a very important issue in the formation of the professional although it is never underscored in courses since it is not acknowledged as a profession. University-leaving students are concerned on the future exercise of the Biomedicine professional. Issues on the trainee practice in the area, lack of information related specifically to the profession and the difficulty in research-sharing are discussed.
Publicado
2014-12-19
Edição
Seção
Artigos Originais
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