Efeito Imediato da Fisioterapia na Marcha em Indivíduos com Doença de Parkinson

Autores

  • Isabela Andrelino de Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Tawany Sanches do Nascimento Universidade Estadual de Londrina
  • Luana Beatriz Lemes Universidade Estadual de Londrina
  • Cyntia Letícia Batistetti Universidade Estadual de Londrina
  • Henrique Ballalai Ferraz Universidade Federal de São Paulo
  • Suhaila Mahmoud Smaili Santos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.17765/1983-1870.2015v8n2p247-253

Palavras-chave:

Doença de Parkinson, Marcha, Modalidades de Fisioterapia, Reabilitação

Resumo

A doença de Parkinson (DP) está entre as principais doenças do sistema nervoso central e as alterações na marcha destacam-se entre os sintomas mais incapacitantes da doença. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de uma sessão de fisioterapia na melhora a curto prazo da marcha em indivíduos com DP. Trata-se de uma série de casos prospectiva, composta por nove indivíduos, classificados entre os estágios 1,5 e 3 na escada de Hoehn e Yahr. Os indivíduos foram avaliados antes e após uma única intervenção fisioterápica utilizando pistas rítmicas auditivas e visuais, com duração de 60 minutos, nos desfechos que incluíram marcha. Houve diferença estatisticamente significante a favor da intervenção para o tamanho do passo (p=0,01), passada (p=0,01), número de passos (p=0,03), tempo da distância percorrida (p=0,01) e velocidade (p=0,01). Verificou-se que uma única intervenção foi efetiva para o grupo estudado, com significância estatística para o desfecho marcha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Andrelino de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Fisioterapeuta e Residente em Fisioterapia Neurofuncional Adulto pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina (PR), Brasil.

Tawany Sanches do Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Fisioterapia e Bolsista de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina (PR), Brasil.

Luana Beatriz Lemes, Universidade Estadual de Londrina

Fisioterapeuta e Residente em Fisioterapia Neurofuncional Adulto pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina (PR), Brasil.

Cyntia Letícia Batistetti, Universidade Estadual de Londrina

Fisioterapeuta e Residente em Fisioterapia Neurofuncional Adulto pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina (PR), Brasil.

Henrique Ballalai Ferraz, Universidade Federal de São Paulo

Docente Livre-docente do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil.

Suhaila Mahmoud Smaili Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - UNESP/Botucatu (SP), Brasil; Docente Associada do Setor de Neurologia do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina (PR), Brasil.

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

Almeida, I. A. de, Nascimento, T. S. do, Lemes, L. B., Batistetti, C. L., Ferraz, H. B., & Santos, S. M. S. (2015). Efeito Imediato da Fisioterapia na Marcha em Indivíduos com Doença de Parkinson. Saúde E Pesquisa, 8(2), 247–253. https://doi.org/10.17765/1983-1870.2015v8n2p247-253

Edição

Seção

Artigos Originais