Avaliação das Condições Higiênico-Sanitárias de Leite Cru e Queijo Coalho Comercializados em Mercados Públicos no Norte do Piauí

  • Jhones do Nascimento Dias Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Velloso
  • Laíza Lima Fontinele Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Velloso
  • Stella Maris de Oliveira Machado Universidade Federal do Piauí
  • Jefferson Soares de Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Gustavo Portela Ferreira Universidade Federal do Piauí
  • Anna Carolina Toledo da Cunha Pereira Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Coliformes, Contaminação de Alimentos, Laticínios

Resumo

A qualidade microbiológica do leite cru e do queijo coalho está diretamente relacionada com a produção e comercialização do produto. Esta pesquisa objetivou avaliar as condições higiênico-sanitárias por meio da detecção de microrganismos indicadores de contaminação de leite cru e queijo coalho comercializados em mercados públicos da cidade de Parnaíba, Piauí. Foram coletadas 16 amostras de leite cru e 16 amostras de queijo coalho (8 conservadas por refrigeração e 8 sem conservação) em quatro mercados públicos distintos, no período de abril a outubro de 2012. Na análise do leite cru, 11 das 16 amostras apresentaram números elevados tanto de coliformes totais como termotolerantes. Com relação à análise do queijo coalho, das 16 amostras 12 apresentavam índices elevados de coliformes totais, sendo que 11 estavam em desacordo com os padrões estabelecidos pela lei vigente da ANVISA. A conservação do queijo também foi avaliada como um parâmetro. Os resultados obtidos mostraram que o leite cru e o queijo coalho, comercializados na cidade de Parnaíba, estão sendo manipulados sob condições higiênico-sanitárias insatisfatórias, resultando em um produto final com elevados números de microrganismos indicadores de contaminação, ocasionando um risco para a saúde pública.

Biografia do Autor

Jhones do Nascimento Dias, Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Velloso
Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Teresina (PI), Brasil.
Laíza Lima Fontinele, Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Velloso
Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Teresina (PI), Brasil.
Stella Maris de Oliveira Machado, Universidade Federal do Piauí
Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso - CMRV-UFPI, Parnaíba (PI), Brasil.
Jefferson Soares de Oliveira, Universidade Federal do Piauí
Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Docente Adjunto III, lotado no Curso de Bacharelado em Biomedicina da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso - CMRV-UFPI; membro efetivo dos programas de Mestrado em Biotecnologia e Ciências Biomédicas CMRV-UFPI, Paranaíba, (PI), Brasil.
Gustavo Portela Ferreira, Universidade Federal do Piauí
Doutor em Ciências Biológicas: área Microbiologia, pelo ICB, na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Brasil; Membro efetivo dos mestrados em Biotecnologia e Ciências Biomédicas; Docente adjunto II, da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso - CMRV-UFPI, Parnaíba (PI), Brasil.
Anna Carolina Toledo da Cunha Pereira, Universidade Federal do Piauí
Doutora em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Docente Adjunta III, Membro Efetivo e Orientadora do Mestrado em Biotecnologia e do Mestrado em Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Brasil.
Publicado
2015-09-28
Seção
Artigos Originais