Tracoma: Atenção Prestada pelos Profissionais da Estratégia Saúde da Família em uma Área Endêmica

Autores

  • Mirella Cristina Bezerra de Melo
  • Tania Maria Lago Falcão Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco
  • José Alexandre Menezes Silva Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco
  • Tathiana Teles de Andrade Rocha
  • Antonio Reldismar de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.17765/1983-1870.2016v9n2p273-281

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Atenção à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Tracoma.

Resumo

O objetivo deste estudo foi desvelar a percepção dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Paranatama, Pernambuco, acerca do tracoma, relacionando-a com a atenção à saúde prestada para o controle desta patologia. Estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa e caráter fenomenológico, utilizando-se o método de análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática. Foram entrevistados nove profissionais do município. Os resultados deste estudo são referentes às categorias emergentes das análises, (des)conhecimento dos profissionais da ESF sobre o tracoma e fragilidade no repasse de informações pela gestão municipal, evidenciando a escassez de conhecimento sobre a doença e a fragilidade da comunicação referente à situação de saúde relacionada ao tracoma no município pesquisado, fatores estes que acabam por limitar a abordagem desta patologia pelas equipes de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella Cristina Bezerra de Melo

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Especialista em Gestão e Auditoria em Saúde pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2014). Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco - UPE (2015).

Tania Maria Lago Falcão, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco

Graduação em Medicina pela UFPE (1972), Residência em Pediatria pelo Instituto Materno-Infantil de Pernambuco IMIP/UFPE (1975). Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE (PPGA-UFPE). Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE)

José Alexandre Menezes Silva, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Bacharel em Ciências Biológicas pela UFRPE, com residência em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - PE, Especialista em Epidemiologia tendo realizado o treinamento em epidemiologia de campo - EPISUS pelo Ministério da Saúde e Centers for Disease Control and Prevention - CDC-EUA

Tathiana Teles de Andrade Rocha

Graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Faculdade Frassinetti do Recife (2012). Especialista em Saúde Pública formada pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade de Pernambuco.

Antonio Reldismar de Andrade

Possui Graduação em Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2012). Especialista em Auditoria em Saúde pela Faculdades Integradas de Patos - FIP e Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade de Pernambuco - UPE.

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Melo, M. C. B. de, Falcão, T. M. L., Silva, J. A. M., Rocha, T. T. de A., & Andrade, A. R. de. (2016). Tracoma: Atenção Prestada pelos Profissionais da Estratégia Saúde da Família em uma Área Endêmica. Saúde E Pesquisa, 9(2), 273–281. https://doi.org/10.17765/1983-1870.2016v9n2p273-281

Edição

Seção

Artigos Originais