Função executiva de idosos institucionalizados e comunitários: relação com capacidades cognitivas e funcionais

  • Alessandra Vieira Menezes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alessandra da Silva de Aguiar Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elysama Fernandes Alves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Layse Biz de Quadros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Poliana Penasso Bezerra Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Instituição de longa permanência para Idosos, Saúde do idoso institucionalizado, Função executiva, Cognição

Resumo

O objetivo do estudo é caracterizar o perfil demográfico e capacidades cognitivas e funcionais de idosos institucionalizados e não institucionalizados, verificando a associação com a função executiva. A amostra incluiu 25 indivíduos comunitários (20 mulheres; 69,52±8,99 anos) e 26 institucionalizados (11 mulheres; 74,69±7,94 anos; 47,03±58,31 meses de institucionalização). O grupo institucionalizado apresentou escores inferiores nas avaliações cognitivas e funcionais (ρ<0,001; teste de Mann-Wihtney). A função executiva, avaliada pela Bateria de Avalição Frontal, apresentou correlação positiva (teste de Spearman) com Fluência Verbal (ρ=0,818), Mini-exame do Estado Mental (ρ=0,649), Índice de Barthel (ρ=0,468) e Pfeffer (ρ=-0,70) no grupo institucionalizado e apenas com a fluência verbal (ρ=0,523) no grupo comunitário. O maior comprometimento da função executiva no grupo institucionalizado pode estar relacionado à maior dependência funcional e declínio cognitivo observado.

Biografia do Autor

Alessandra Vieira Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina
Discentes do curso de graduação em Fisioterapia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Alessandra da Silva de Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina
Discentes do curso de graduação em Fisioterapia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Elysama Fernandes Alves, Universidade Federal de Santa Catarina
Discentes do curso de graduação em Fisioterapia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Layse Biz de Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina
Discentes do curso de graduação em Fisioterapia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Poliana Penasso Bezerra, Universidade Federal de Santa Catarina
Docente do Curso de graduação em Fisioterapia e Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, Departamento de Ciências da Saúde, Centro Araranguá, Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Brasil
Publicado
2017-03-29
Seção
Artigos Originais