Educação permanente e qualificação profissional para atenção básica
DOI:
https://doi.org/10.17765/1983-1870.2017v10n1p101-109Palavras-chave:
Desenvolvimento de pessoal, Avaliação de serviços de saúde, Qualidade da assistência à saúde, Atenção primária à saúdeResumo
Objetivou-se analisar a avaliação das equipes de saúde da família quanto aos itens educação permanente e qualificação profissional para Atenção Básica. Pesquisa quantitativa, transversal e analítica, realizada em município polo ao norte de Minas Gerais. Os dados de 75 equipes foram coletados a partir da autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica, em 2014. Consideraram-se dois itens de padrão de qualidade em educação permanente e qualificação. A análise estatística foi realizada no Software IBM SPSS 22.0. Processaram-se análises bivariadas considerando o nível de significância p<0,05. Predominou a autoavaliação positiva, com média de 15,2 pontos, sendo 53,3% das equipes classificadas no padrão muito satisfatório, 26,7% satisfatório e 20,0% regular, com melhor classificação para as equipes da zona urbana comparadas às rurais (p<0,05). A educação permanente ainda não se efetivou no cotidiano dos pro¬fissionais. Sugere-se incentivar a qualificação profissional para aquisição de competências e habilidades na atenção básica.Downloads
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