A divulgação de vídeos de anatomia do sistema nervoso central no Youtube
DOI:
https://doi.org/10.17765/1983-1870.2018v11n3p459-465Palavras-chave:
Educação, Neuroanatomia, Anatomia.Resumo
O estudo visa avaliar os métodos de exposição de conteúdos de neuroanatomia utilizados nos vídeos compartilhados no YouTube, o impacto destes vídeos e a aceitação dos usuários. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com abordagem descritiva e analítica observacional, envolvendo a análise de vídeos de neuroanatomia divulgados em português no site do YouTube. A pesquisa foi realizada no Youtube utilizando as palavras-chave “telencéfalo”, “diencéfalo” e “tronco encefálico”. Os vídeos foram categorizados de acordo com o método de exposição do conteúdo de neuroanatomia como equipamentos multimídia (EM), peças plásticas (PPT), peças plastinadas (PPN), e peças cadavéricas formolizadas (PCF) para avaliação do número de visualizações e aceitação dos usuários (número de likes e dislikes). Foi observado que as PPT foram mais utilizadas nos vídeos de neuroanatomia. Porém, os vídeos que utilizaram EM tiveram mais visualizações diárias e maior aceitação pelos usuários do Youtube. Os resultados do presente estudo sugerem que os vídeos de neuroanatomia utilizando EM podem contribuir de forma complementar para o ensino-aprendizado destes conteúdosDownloads
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