Sala de espera: educação em saúde em um ambulatório de gestação de alto risco

Palavras-chave: Ambulatório hospitalar, Enfermagem obstétrica, Ciências da saúde, Gravidez de alto risco, Saúde da mulher.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar as necessidades das gestantes referentes a assuntos que possam ser abordados em atividades de educação em saúde, no momento de espera, em um ambulatório de referência de gestação de alto risco. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo e de campo, utilizando a análise de conteúdo temática de Bardin. Participaram 35 gestantes presentes no dia da consulta de pré-natal. Emergiram então seis categorias: Percepção de desconforto durante o momento de espera; Sentimento de abandonado no momento de espera e preocupação com o retorno ao trabalho; Referência a sintomas de ordem física e emocional; Participação (ou não) de educação em saúde; Sugestão de desenvolvimento de atividades educativas no momento de espera; Proposição de oferta oportuna de lanches durante o momento de espera. Assim, a partir das necessidades identificadas, sugere-se a prática de educação em saúde como forma de otimizar o tempo de espera para a consulta de pré-natal deste serviço.

Biografia do Autor

Fernanda Moerbeck Cardoso Mazzetto, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
Possui graduação em Curso de Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Marília (1987), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade de Marília (1995), graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade de Marília (1994) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Medicina de Marília. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Gineco-Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno, prevenção do desmame e cuidado ao lactente, saúde da mulher e envelhecimento feminino considerando o climatério .Doutora em Enfermagem do Programa de Pós Graduação em Enfermagem do Mestrado e Doutorado Acadêmico, na Área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas na Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" Campus de Botucatu Faculdade de Medicina de Botucatu.
Julia Tavares de Oliveira Prado, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
Possui ensino medio, segundo grau pelo Colégio Preve Objetivo Bauru(2013). Enfermeira graduada na Faculdade de Medicina de Marilia.
Joyce Caroline Calixta da Silva, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
Enfermeira Graduada da Faculdade de Medicina de Marilia
Fernanda Paula Cerântola Siqueira, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
Graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Faculdade de Medicina de Marília (1989) // Especialização em Enfermagem em UTI (2002) // Título de Especialista em Enfermagem Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Pediátrica - SOBEP (2010) // Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (2002) // Docente do Curso de Enfemagem da Famema // Doutora em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem - EE-USP-SP(26/07/2012) // Membro da ABEn e da SOBEP // Experiência na área de Enfermagem, atuação com ênfase na Área Materno Infantil desde 1992.
Maria José Sanches Marin, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
Graduada em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração(1982). Especialista em Saude Publica, Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo(1995)//Doutorado em Enfermagem Fundamentalpela Universidade de São Paulo(1999). Pós Doutoradoem Ciencias da Saude pela Escola Paulista de Medicina(2009)
Letícia Escames, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
Graduanda do Curso de Medicina na Faculdade de Medicina de Marilia
Cristina Jin Sil Kim, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
Graduanda de Medicina da Faculdade de Medicina de Marilai

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Publicado
2020-03-02
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde