Sala de espera: educação em saúde em um ambulatório de gestação de alto risco
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2020v13n1p93-104Palavras-chave:
Ambulatório hospitalar, Enfermagem obstétrica, Ciências da saúde, Gravidez de alto risco, Saúde da mulher.Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar as necessidades das gestantes referentes a assuntos que possam ser abordados em atividades de educação em saúde, no momento de espera, em um ambulatório de referência de gestação de alto risco. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo e de campo, utilizando a análise de conteúdo temática de Bardin. Participaram 35 gestantes presentes no dia da consulta de pré-natal. Emergiram então seis categorias: Percepção de desconforto durante o momento de espera; Sentimento de abandonado no momento de espera e preocupação com o retorno ao trabalho; Referência a sintomas de ordem física e emocional; Participação (ou não) de educação em saúde; Sugestão de desenvolvimento de atividades educativas no momento de espera; Proposição de oferta oportuna de lanches durante o momento de espera. Assim, a partir das necessidades identificadas, sugere-se a prática de educação em saúde como forma de otimizar o tempo de espera para a consulta de pré-natal deste serviço.Downloads
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