Promoção de saúde de idosos residentes em instituições de longa permanência: uma pesquisa dialógica

  • Giselle Massi Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
  • Telma Pelaes de Carvalho Instituto Federal do Paraná – IFPR
  • Adriele Paisca Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
  • Ana Cristina Guarinello Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
  • Ana Paula Hey Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
  • Ana Paula Berberian Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
  • Rita Tonocchi Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
Palavras-chave: Envelhecimento, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Promoção da Saúde, Linguagem

Resumo

O aumento da expectativa de vida vem fazendo crescer, no Brasil, o número de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), as quais devem investir na qualidade de vida de seus residentes. Nesse contexto, convém refletir sobre a importância da promoção da saúde junto a pessoas institucionalizadas, ressaltando aspectos interacionais, pois é por meio da participação social que elas podem permanecer ativas e integradas à comunidade em que vivem. Como objetivo de compreender o papel que atividades dialógicas assumem na promoção da saúde de idosos institucionalizados, o presente estudo, de caráter qualitativo, pautou-se na análise dialógica do discurso e contou com a participação de 14 residentes de duas ILPI, situadas no Sul do Brasil. Eles participaram de 16 encontros grupais, com duração de 90 minutos, que ocorreram semanalmente, em cada ILPI. Na visão dos idosos, práticas dialógicas proporcionaram-lhes bem-estar, contribuindo para que enfrentassem a rotina da instituição.

Biografia do Autor

Giselle Massi, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
Fonoaudióloga e Doutora em Linguística, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP.
Telma Pelaes de Carvalho, Instituto Federal do Paraná – IFPR
Doutora em Distúrbios da Comunicação, docente do Ensino Básico e Tecnológico do Curso de Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná – IFPR
Adriele Paisca, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
Fonoaudióloga pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Ana Cristina Guarinello, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
Doutora em Estudos Linguísticos, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Ana Paula Hey, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
Enfermeira e Mestre em Cuidados Paliativos, docente da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
Ana Paula Berberian, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
Fonoaudióloga. Doutora em História pela PUC/SP. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná
Rita Tonocchi, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
Doutora em Letras/Linguística, docente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação - Universidade Tuiuti do Paraná – UTP

Referências

Souza MBS. Os significados construídos por cuidadores que trabalham em uma instituição de longa permanência a respeito do cuidado ao idoso [tese]. Rio Grande do Sul: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica; 2014. 68p.

BRASIL. Resolução de Diretoria Colegiada - n. 238, de 26 de setembro de 2005. Regulamento Técnico para o funcionamento de instituições de longa permanência para idosos. Diário Oficial da União, Brasília, 2005.

BRASIL. Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso. Diário Oficial da União, Brasília, 1994.

BRASIL. Lei nº 10741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Diário Oficial da União, Brasília, 2003.

BRASIL. Portaria nº 2.528, 19 de outubro de 2006. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Diário Oficial da União, 2006.

Conselho Federal de Psicologia XIII Plenário; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Relatório de Inspeção a Instituições de Longa Permanência para Idosos, 2008.

Mello JG, Gresele ADP, Maria CM, Fedosse E. Subjetividade e institucionalização no discurso de idosas. Distúrb Comun 2013; 25 (1): 35-45.

Paes CR. Idosos moradores de Instituição de Longa Permanência e a influência das narrativas literárias e musicais: estudo de caso. [trabalho de conclusão de curso] Rio Grande do Sul: Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação; 2007. 81p.

BRASIL. Portaria nº 2.446, de 11 de novembro de 2014. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde, 2014.

Souza IAL, Massi G, Berberian AP, Guarinello AC, Carnevale L. O impacto de atividades linguístico-discursivas na promoção da saúde de idosos de uma instituição de longa permanência. Audiol Commun Res 2015; 20 (2): 175-81.

Bakhtin MM. Marxismo e filosofia da linguagem. 11a ed. São Paulo: Hucitec; 2004.

Bakhtin MM. Estética da criação verbal. 6a ed. São Paulo: Martins Fontes; 2011.

Santos LM, Ros MA, Crepaldi MA, Ramos LR. Grupos de promoção à saúde no desenvolvimento da autonomia, condições de vida e saúde. Revista de Saúde Pública 2006; 40 (2): 346-52.

Almeida AV, Mafra SCT, Silva EP, Kanso S. A feminização da velhice: em foco as características pessoais e socioeconômicas pessoais e familiares das idosas e o risco social. Textos & Contextos 2015; 14 (1): 115-31.

Alencar AM, Salomão NNSB, Brígida CP, Câmara TMM, Almeida RS. Perfil dos idosos residentes em uma instituição de longa permanência. Rev Bras Geriatr Gerontol 2012; 15 (4): 785-96.

Soares, E. Estudo epidemiológico do perfil do idoso institucionalizado em instituições do interior paulista. Rev Ciênc Ext 2012; 8 (1): 35-60.

Rosa PV, Glock L, Berlezi EM, Rossato DD, Rosa LHT. Perfil dos idosos residentes em instituições de longa permanência da região sul do país. RBCEH 2011; 8 (1): 38-47.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

Grden CRB, Weise T, Reche PM, Borges PKO, Cabral LPA. Cienc Cuid Saude 2015; 14 (4): 1505-12.

Massi G, Wosiacki FT, Guarinello AC, Lacerda ABM, Carvalho TP, Wanderbrooke AC, Cairo NG, Lima RR. Active aging: an intervention-research report. Revista CEFAC 2018; 20 (1): 5-12.

World Health Organization. “Ageing well” must be a global priority. Geneva: WHO Press; 2014.

Mantovani EP, Lucca SR, Neri AL. Associações entre significados de velhice e bem-estar subjetivo indicado por satisfação em idosos. Rev Bras Geriatr Gerontol 2016; 19 (2): 203-22.

Mayoralas G, Rojo-Pérez F, Martínez-Martín P, Prieto-Flores ME, Rodrigues-Blazquez C, Martín-Garcia S, Rojo-Abuín JM, Forjaz MJ. Active ageing and quality of life: factors associated with participation in leisure activities among institutionalized older adults, with and without dementia. Aging Ment Health 2015; 19 (11): 1031-41.

Kratz VCL, Schneider VFM, Sonego JC, Rudnicki T. Promoção de saúde de idosos institucionalizados e crenças quanto ao envelhecer: projeto intergeracional. Revista Saúde e Pesquisa 2018; 11 (2): 277-86.

Carvalho TP. Atividades de promoção da saúde: representações sociais de idosos institucionalizados [tese]. Curitiba: Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação; 2018. 159p.

Massi, GAA, Torquato R, Guarinello AC, Santana AP, Berberian AP, Lourenço RCC. Práticas de letramento no processo de envelhecimento. Rev Bras de Geriatr Gerontol 2010; 13 (1): 59-71.

Publicado
2020-03-02
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde