Videogames ativos e não ativos fisicamente causam benefícios cardiovasculares durante e após a prática?

  • Leandro Paim da Cruz Carvalho Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Aline de Freitas Brito UPE/UFPB
  • Jorge Luiz Brito Gomes Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
Palavras-chave: Frequência cardíaca, Jogos de vídeo, Pressão arterial, Realidade virtual, Sistema cardiovascular

Resumo

O objetivo deste estudo foi revisar na literatura os efeitos proporcionados pelos videogames (ativos e inativos) nos aspectos cardiovasculares (pressão arterial, frequência cardíaca e duplo produto). A revisão sistemática foi realizada com estudos que analisaram as respostas cardiovasculares durante e após a prática de videogames ativos e inativos. Buscas realizadas por dois pesquisadores de forma independente nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Scielo, Bireme (Medline). Diante disso, 375 estudos foram analisados, após os critérios de inclusão e exclusão, 15 artigos restaram, e 13 foram selecionados. Verificou-se que os videogames ativos proporcionaram maiores aumentos de FC e PA durante as sessões comparados com videogame inativo. Após as sessões com videogames ativos tais variáveis apresentaram redução comparado ao repouso de forma aguda e crônica. Ambos os videogames promovem alterações cardiovasculares agudas. Contudo, apenas os ativos alcançam intensidades moderadas a vigorosas provocando benefício cardiovascular hipotensor pós sessão. Sugere-se a troca do tempo de tela em jogos inativos por videogames ativos.

Biografia do Autor

Leandro Paim da Cruz Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Aline de Freitas Brito, UPE/UFPB
Doutor Docente da Universidade de Pernambuco e do Programa Associado em Educação Física (UPE/UFPB)
Jorge Luiz Brito Gomes, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
Doutor em Educação Física e docente na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina (PE), Brasil.

Referências

World Health Organization. The 10 leading causes of death in the world by percentage. 2013; 11.

Mellecker RR, McManus AM. Energy expenditure and cardiovascular responses to seated and active gaming in children. Arch Pediatr Adolesc Med. 2008; 162 (9):886-91.

Lanningham-Foster L, Jensen TB, Foster RC, Redmond AB, Walker B a, Heinz D, et al. Energy expenditure of sedentary screen time compared with active screen time for children. Pediatrics. 2006; 118(6):1831-5.

Adamo KB, Rutherford J, Goldfield GS. Effects of interactive video game cycling on overweight and obese adolescent health. Appl Physiol Nutr Metab. 2010; 35(6):805-15.

Brum PC, Negrão CE. Adaptações agudas e crônicas do exercício físico no sistema cardiovascular. Rev Paul Educ Fís. 2004; 18:21-31.

Brito-Gomes Jorge Luiz de, Perrier-Melo Raphael José, Wikstrom Erik Anders, Costa Manoel da Cunha. Improving aerobic capacity through active videogames: A randomized controlled trial. Motriz: rev. educ. fis. 2015; 21(3):305-11.

Brito-Gomes JL, Oliveira LS, Souza AA, Brito AF, Monte FCCR, Costa MC. Does a virtual functional training induce cardiovascular responses in normotensive adults after a single session and over weeks? Hum mov. 2019; 20(2):25-33.

Brito-Gomes JL, Perrier-Melo RJ, Fernandes S, Oliveira M, Costa C. Exergames podem ser uma ferramenta para acréscimo de atividade física e melhora do condicionamento físico? Rev Bras Ativ Fis e Saúde. 2015; 20(3):232.

Miyachi M, Yamamoto K, Ohkawara K, Tanaka S. METs in adults while playing active video games: A metabolic chamber study. Med Sci Sports Exerc. 2010; 42(6): 1149-53.

Burns P, Kressler J, Nash MS. Physiological Responses to Exergaming After Spinal Cord Injury. Top Spinal Cord Inj Rehabil. 2012; 18(4): 331-9.

Bosch PR, Poloni J, Thornton A, Lynskey J V. The heart rate response to nintendo wii boxing in young adults. Cardiopulm Phys Ther J. 2012; 23(2): 13-29.

Bakhai A. How to cost cardiovascular care. Heart. 2008; 94(5):549-51.

Perrier-Melo, RJ, Gomes, J. L. B.; Fernandes, M. S. S.; Pereira, S. V. V. N. Incidência de lesões com a prática de videogames ativos. Rev Ter Ocup da Univ São Paulo. 2015; (13):1-13.

Siervo M, Sabatini S, Fewtrell MS, Wells JCK. Acute effects of violent video-game playing on blood pressure and appetite perception in normal-weight young men: a randomized controlled trial. Eur J Clin Nutr. Nature Publishing Group; 2013; 67(12): 1322-4.

Mcardle, William D.; Katch, Frank I.; Katch, Victor L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2017. 670p.

Wang X, Arlette CP. Metabolic and physiologic responses to video game play in 7-to 10- year-old boys. Arch Pediatr Adolesc Med. 2006; (160):411-5.

Boruskiak P, Bouikidis A, Liersch R, Russel JB. Cardiovascular effects in adolescens while they are playing vídeo games: A potential health risk factor? Psychophysio. 2008; (45):327-32.

Pereira SVVN, Gomes JLB, Perrier-Melo RJ, Oliveira LS, Oliveira LIG, Costa MC. Alterações fisiológicas e motivação da prática física do boxe: o virtual é viável. R. Bras. Ci. E mov 2017; 25(4):75-83.

Perrier-Melo RJ, Brito-Gomes JL, Fernandes S, Oliveira M, Costa C. Respostas agudas da frequência cardíaca e da pressão arterial em uma sessão de jogos de vídeo game ativos em adultos saudáveis: um estudo piloto. Rev Ter Ocup da Univ São Paulo. 2013; 24(3):259-66.

Monteiro-Junior RS, Figueiredo LF, Conceição I, Carvalho C, Lattari E, Mura G, et al. Hemodynamic Responses of Unfit Healthy Women at a Training Session with Nintendo Wii: A Possible Impact on the General Well-Being. Clin Prat Epidemiol Ment Heal. 2014; 172-5.

Lima MW da S, Barbosa FJ de O, Oliveira LEV de Oliveira MWP de Dias GLB. Efeitos de uma Sessão de Vídeo Game Ativo Sobre a Demanda Cardiovascular. Rev Piauense Saúde. 2012; 50-6.

Brito-Gomes JL, Perrier-Melo RJ, Oliveira SFM, Guimarães FJSP, Costa MC. Physical effort, energy expenditure, and motivation instructured and unstructured active video games: a randomized controlled trial. Hum. Mov. 2016; 17(3):190-9.

Douris PC, Mcdonald B, Vespi F, Kelley NC, Herman L. Comparison between Nintendo wii fit aerobics and traditional aerobic exercise in sedentary young adults. 2012; 2 (4):1052-7.

De Souza RA, da Cruz LG, de Carvalho PS, da Silva FF, de Carvalho WRG. Respostas cardiovasculares agudas em ambiente virtualmente simulado pelo Nintendo Wii. Rev Bras Cineantropometria e Desempenho Hum. 2013; 1 (1) 60-70.

Zeng N, Pope Z, Gao Z. Acute effect of virtual reality exercise bike games on college students physiological and psychological outcomes. 2017; 20(7): 453-7.

Rauber SB, Carvalho FO, De Sousa IRC, Mazzoccante RP, Franco CBS, De Farias DL, et al. Variáveis cardiovasculares durante e após a prática do VíDEO GAME ativo “Dance Dance Revolution” e televisão. Motriz Rev Educ Fis. 2013; 1 (2) 358-67.

Rauber SB, Boullosa A. D a., Carvalho O. FO, de Moraes JFVN, de Sousa IRC, Simões HG, et al. Traditional games resulted in post-exercise hypotension and a lower cardiovascular response to the cold pressor test in healthy children. Front Physiol. 2014; 5:1-7

Reis J, Junior DM, Luiz J, Gomes DB, Gomes JP, Severo R, et al. Respostas hemodinâmicas durante e após sessão de pilates em comparação com exercício aeróbico e resistido. Rev Bras Ativ Fis e Saúde; 2014; 19(6):732-73.

Murphy ECS, Carson L, Neal W, Baylis C, Donley D, Yeater R. Effects of an exercise intervention using dance dance revolution on endhotelial function and other risk factors in overweight children. Intern jour pediatr obesi. 2009; (4):205-14.

Brito-Gomes JL, Perrier-Melo RJ, Brito AF, Costa MC. Active videogames promotes cardiovascular benefits in young adults? Randomized controlled trial. Rev Bras Ciênc Esporte. 2018; 40(1):62-9.

Publicado
2020-03-02
Seção
Artigos de Revisão