Videogames ativos e não ativos fisicamente causam benefícios cardiovasculares durante e após a prática?

Autores

  • Leandro Paim da Cruz Carvalho Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Aline de Freitas Brito UPE/UFPB
  • Jorge Luiz Brito Gomes Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2020v13n1p215-225

Palavras-chave:

Frequência cardíaca, Jogos de vídeo, Pressão arterial, Realidade virtual, Sistema cardiovascular

Resumo

O objetivo deste estudo foi revisar na literatura os efeitos proporcionados pelos videogames (ativos e inativos) nos aspectos cardiovasculares (pressão arterial, frequência cardíaca e duplo produto). A revisão sistemática foi realizada com estudos que analisaram as respostas cardiovasculares durante e após a prática de videogames ativos e inativos. Buscas realizadas por dois pesquisadores de forma independente nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Scielo, Bireme (Medline). Diante disso, 375 estudos foram analisados, após os critérios de inclusão e exclusão, 15 artigos restaram, e 13 foram selecionados. Verificou-se que os videogames ativos proporcionaram maiores aumentos de FC e PA durante as sessões comparados com videogame inativo. Após as sessões com videogames ativos tais variáveis apresentaram redução comparado ao repouso de forma aguda e crônica. Ambos os videogames promovem alterações cardiovasculares agudas. Contudo, apenas os ativos alcançam intensidades moderadas a vigorosas provocando benefício cardiovascular hipotensor pós sessão. Sugere-se a troca do tempo de tela em jogos inativos por videogames ativos.

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Biografia do Autor

Leandro Paim da Cruz Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Aline de Freitas Brito, UPE/UFPB

Doutor Docente da Universidade de Pernambuco e do Programa Associado em Educação Física (UPE/UFPB)

Jorge Luiz Brito Gomes, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutor em Educação Física e docente na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina (PE), Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-02

Como Citar

Carvalho, L. P. da C. ., Brito, A. de F., & Gomes, J. L. B. (2020). Videogames ativos e não ativos fisicamente causam benefícios cardiovasculares durante e após a prática?. Saúde E Pesquisa, 13(1), 215–225. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2020v13n1p215-225

Edição

Seção

Artigos de Revisão