Conhecimento de estudantes de educação física a respeito da anatomia do aparelho locomotor
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2021v14n1.e7714Palavras-chave:
Corpo humano, Movimento, UniversidadeResumo
O conhecimento sobre a anatomia do aparelho locomotor é de suma importância para o profissional de Educação Física, uma vez que este intervém em ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio do movimento humano. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa foi analisar o conhecimento de 172 estudantes de bacharelado em Educação Física sobre anatomia humana do aparelho locomotor (AHAL). Para coleta dos dados, foi utilizado um questionário sociodemográfico e 45 questões fechadas a respeito do sistema esquelético (SE), articular (SA) e muscular (SM). As informações foram analisadas com base na estatística descritiva (%), e utilizados os testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e correlação de Spearman (p < 0,05) para comparar o índice de conhecimento encontrado com as variáveis sociais e acadêmicas da amostra. Percebe-se que o nível de conhecimento em AH do aparelho locomotor da maioria dos alunos é insatisfatório, sendo maior no sexo masculino (sistema esquelético), nos indivíduos mais velhos (sistema muscular) e naqueles que não ficaram de exame na disciplina de AH. O resultado indica a necessidade de as instituições de ensino superior repensarem as estratégias metodológicas em prol do processo de ensino e de aprendizagem. Conclui-se que o nível de conhecimento em AHAL da maioria dos alunos é insuficiente, sinalizando a carência de metodologias que procurem articular os conhecimentos com o cotidiano profissional por meio de práticas aplicadas e situações-problemas.Downloads
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