Conhecimento de estudantes de educação física a respeito da anatomia do aparelho locomotor

  • Daniel Vicentini Oliveira Universidade Cesumar - UNICESUMAR https://orcid.org/0000-0002-0272-9773
  • Ana Luísa Barbosa Anversa Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA
  • Lucas Rafael Silva de Paula Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA
  • Daniel de Aguiar Pereira Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Sônia Maria Marques Gomes Bertolini Universidade Cesumar - UNICESUMAR http://orcid.org/0000-0003-2579-7362
  • Gabriel Lucas Morais Freire Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • José Roberto Andrade do Nascimento Júnior Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF https://orcid.org/0000-0003-3836-6967
Palavras-chave: Corpo humano, Movimento, Universidade

Resumo

O conhecimento sobre a anatomia do aparelho locomotor é de suma importância para o profissional de Educação Física, uma vez que este intervém em ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio do movimento humano. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa foi analisar o conhecimento de 172 estudantes de bacharelado em Educação Física sobre anatomia humana do aparelho locomotor (AHAL). Para coleta dos dados, foi utilizado um questionário sociodemográfico e 45 questões fechadas a respeito do sistema esquelético (SE), articular (SA) e muscular (SM). As informações foram analisadas com base na estatística descritiva (%), e utilizados os testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e correlação de Spearman (p < 0,05) para comparar o índice de conhecimento encontrado com as variáveis sociais e acadêmicas da amostra. Percebe-se que o nível de conhecimento em AH do aparelho locomotor da maioria dos alunos é insatisfatório, sendo maior no sexo masculino (sistema esquelético), nos indivíduos mais velhos (sistema muscular) e naqueles que não ficaram de exame na disciplina de AH. O resultado indica a necessidade de as instituições de ensino superior repensarem as estratégias metodológicas em prol do processo de ensino e de aprendizagem. Conclui-se que o nível de conhecimento em AHAL da maioria dos alunos é insuficiente, sinalizando a carência de metodologias que procurem articular os conhecimentos com o cotidiano profissional por meio de práticas aplicadas e situações-problemas.

Biografia do Autor

Daniel Vicentini Oliveira, Universidade Cesumar - UNICESUMAR
Pós-doutorando em Educação Física. Departamento de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá (PR), Brasil.
Ana Luísa Barbosa Anversa, Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA
Docente na graduação em educação física e pedagogia do Centro Universitário Metropolitano de Maringá (Unifamma), Maringá (PR), Brasil.
Lucas Rafael Silva de Paula, Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA
Especialista em Educação Física em Gerontologia. Faculdade Unyleya, Brasil.
Daniel de Aguiar Pereira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Doutor em Gerontologia. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas (SP), Brasil.
Sônia Maria Marques Gomes Bertolini, Universidade Cesumar - UNICESUMAR
Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Promoção da Saúde da Universidade Cesumar – UniCesumar. Pesquisadora no Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá (PR), Brasil.
Gabriel Lucas Morais Freire, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Doutorando em Educação Física. Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.
José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
Docente no Departamento de Pós-graduação em Educação física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina (PE), Brasil.

Referências

Souza S Neto, Alegre AN, Hunger D, Pereira JM. A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX. Rev Bras Ciên Esporte. 2004; 25(2):113-128.

Oliveira AAB. A formação profissional em educação física: legislação, limites e possibilidades. Souza Neto S, Hunger D, organizadores. Formação profissional em educação física: estudos e pesquisas Rio Claro: Biblioética. 2006:17-32.

Cardinot T, Oliveira J, Pedroso OV Júnior, Machado MA, Macedo MA, Aragão AHBM. Importância da disciplina de anatomia humana para os discentes de educação física e fisioterapia da ABEU Centro Universitário de Belford Roxo/RJ. Col Pesq Educ Fís. 2014; 13(1):95-102.

Braz PRP. Método didático aplicado ao ensino da anatomia humana. An Prod Acad Doc. 2009; 3(4):303-310.

Silberman, M. Active Learning: 101 Strategies To Teach Any Subject. Des Moines: Prentice-Hall; 1996.

Albuquerque ET Filho, Cavalcante LMM, Cavalcante KMM, Jatobá MAV, Santana EC. Aplicação de metodologias ativas de ensino no estudo da anatomia humana frente ao modelo tradicional. Brazilian Journal of Health Review, 2020; 3(2):1457-1464.

Costa Silva T, Santos Freire E, Paiano R, Meneguello-Coutinho M. Educação Física no ensino médio e fisiologia do exercício: o que os alunos devem aprender? EFE Deportes, 2011; 16(161):1.

Oliveira FA, Ferreira ARO, Mota BMB, Machado MF. A busca pela qualidade educacional: avaliação das práticas lúdicas relacionadas ao ensino de anatomia humana através da interdisciplinaridade na formação de docentes. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar. 2018; 7(1):1-10.

Silva EX Júnior, Moraes GNB, Ribeiro LP, Dias TG, Schwingel PA. Elaboração de roteiros para o ensino-aprendizagem nas aulas práticas das disciplinas de anatomia humana e neuroanatomia. CONEDU, 2012; 1:1-5.

Alves CRR, Campos JC, Moreira JBN, Nobre, TS, Sanches, IC, Forjaz CLDM et al. Fisiologia do exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 2013; 27(2):289-296.

Silva JH, Foureaux G, Sá MA, Schetino LPL, Guerra LB. O ensino-aprendizagem da anatomia humana: avaliação do desempenho dos alunos após a utilização de mapas conceituais como uma estratégia pedagógica. Ciencia & Educação. 2018; 24(1):95-110.

Piazza BL. O ensino de anatomia humana nos cursos de Educação Física da Região Metropolitana de Porto Alegre. Ciênc Mov. 2011; 13(26):99-109.

Santos SLF, Alves HHS, Fonteles MMF, Barros KBNT. Estratégias facilitadoras no processo ensino-aprendizagem em anatomia humana. Rev Expr Católic. 2018; 7(2):58-62.

Hulme AK, Luo K, Štrkalj G. Musculoskeletal Anatomy Knowledge Retention in the Macquarie University Chiropractic Program: A Cross‐Sectional Study. Anat Sci Educ. 2019;1-10.

Hattie J. Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. New York: Routledge; 2008.

Crochemore MG, Marques AC. Disciplina de Anatomia Humana no curso de Licenciatura em Educação Física: considerações de egressos sobre sua relevância para prática docente. Rev Thema. 2017; 14(1):8-28.

Belhot RV, Freitas AA, Dornellas DV. Benefícios do conhecimento dos estilos de aprendizagem no ensino de engenharia de produção. XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Campina Grande-PB, 2005.

Rosário JA. Estilos de aprendizagem de alunos de engenharia química e engenharia de alimentos da UFSC: O caso da disciplina de análise e simulação de processos. Dissertação. Mestrado em Engenharia Química. Universidade Federal de Santa Catarina. 2006.

Vilela RA, Both J. Associação entre a faixa etária e as preocupações dos Estudantes-Estagiários em Educação Física-Bacharelado. Rev Bras Ciênc Mov. 2016; 24(2):45-54.

Igue ÉA, Bariani ICD, Milanesi PVB. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF. 2008; 13(2):155-64.

Damasceno SAN, Cória-Sabini MA. Ensinar e aprender: saberes e práticas de professores de anatomia humana. Rev Psicopedag. 2003; 20(63):11.

Publicado
2021-02-26
Seção
Artigos Originais