Conhecimento de estudantes de educação física a respeito da anatomia do aparelho locomotor

Autores

  • Daniel Vicentini Oliveira Universidade Cesumar - UNICESUMAR https://orcid.org/0000-0002-0272-9773
  • Ana Luísa Barbosa Anversa Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA
  • Lucas Rafael Silva de Paula Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA
  • Daniel de Aguiar Pereira Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Sônia Maria Marques Gomes Bertolini Universidade Cesumar - UNICESUMAR http://orcid.org/0000-0003-2579-7362
  • Gabriel Lucas Morais Freire Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • José Roberto Andrade do Nascimento Júnior Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF https://orcid.org/0000-0003-3836-6967

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2021v14n1.e7714

Palavras-chave:

Corpo humano, Movimento, Universidade

Resumo

O conhecimento sobre a anatomia do aparelho locomotor é de suma importância para o profissional de Educação Física, uma vez que este intervém em ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio do movimento humano. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa foi analisar o conhecimento de 172 estudantes de bacharelado em Educação Física sobre anatomia humana do aparelho locomotor (AHAL). Para coleta dos dados, foi utilizado um questionário sociodemográfico e 45 questões fechadas a respeito do sistema esquelético (SE), articular (SA) e muscular (SM). As informações foram analisadas com base na estatística descritiva (%), e utilizados os testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e correlação de Spearman (p < 0,05) para comparar o índice de conhecimento encontrado com as variáveis sociais e acadêmicas da amostra. Percebe-se que o nível de conhecimento em AH do aparelho locomotor da maioria dos alunos é insatisfatório, sendo maior no sexo masculino (sistema esquelético), nos indivíduos mais velhos (sistema muscular) e naqueles que não ficaram de exame na disciplina de AH. O resultado indica a necessidade de as instituições de ensino superior repensarem as estratégias metodológicas em prol do processo de ensino e de aprendizagem. Conclui-se que o nível de conhecimento em AHAL da maioria dos alunos é insuficiente, sinalizando a carência de metodologias que procurem articular os conhecimentos com o cotidiano profissional por meio de práticas aplicadas e situações-problemas.

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Biografia do Autor

Daniel Vicentini Oliveira, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Pós-doutorando em Educação Física. Departamento de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá (PR), Brasil.

Ana Luísa Barbosa Anversa, Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA

Docente na graduação em educação física e pedagogia do Centro Universitário Metropolitano de Maringá (Unifamma), Maringá (PR), Brasil.

Lucas Rafael Silva de Paula, Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA

Especialista em Educação Física em Gerontologia. Faculdade Unyleya, Brasil.

Daniel de Aguiar Pereira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Gerontologia. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas (SP), Brasil.

Sônia Maria Marques Gomes Bertolini, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Promoção da Saúde da Universidade Cesumar – UniCesumar. Pesquisadora no Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá (PR), Brasil.

Gabriel Lucas Morais Freire, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação Física. Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.

José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Docente no Departamento de Pós-graduação em Educação física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina (PE), Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-02-26

Como Citar

Oliveira, D. V., Anversa, A. L. B., Paula, L. R. S. de, Pereira, D. de A., Bertolini, S. M. M. G., Freire, G. L. M., & Nascimento Júnior, J. R. A. do. (2021). Conhecimento de estudantes de educação física a respeito da anatomia do aparelho locomotor. Saúde E Pesquisa, 14(1), 81–90. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2021v14n1.e7714

Edição

Seção

Artigos Originais