Cyberbullying e violência de gênero em jogos online
Resumo
A pesquisa teve como objetivo identificar a percepção de mulheres jogadoras online quanto às manifestações de violência no espaço virtual. Trata-se de estudo transversal, descritivo e qualitativo realizado entre julho e novembro de 2018 nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, Ceará, Brasil, utilizaram-se roteiros semiestruturados para as entrevistas que foram processadas pelo software IRAMUTEQ, versão 0.7 alfa 2. Participaram 13 mulheres, entre 20 e 35 anos, solteiras e estudantes. A partir dos dados coletados, se elaboraram duas categorias temáticas. A primeira aborda os tipos de violência sofrida em jogos online, com destaque para a psicológica, materializada em xingamentos e assédio sexual; e a segunda, as motivações da violência sexual em jogos online como resultado, em parte, da presença de mulheres nesse ambiente. Concluiu-se que a violência de gênero está presente em todos os espaços onde as mulheres se inserem, incluindo os virtuais. Assim, incentivar a denúncia e punição de agressores e a fiscalização desses locais pode democratizar tais ambientes.Referências
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