Cyberbullying e violência de gênero em jogos online

Palavras-chave: Jogos online, Saúde mental, Violência de gênero

Resumo

A pesquisa teve como objetivo identificar a percepção de mulheres jogadoras online quanto às manifestações de violência no espaço virtual. Trata-se de estudo transversal, descritivo e qualitativo realizado entre julho e novembro de 2018 nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, Ceará, Brasil, utilizaram-se roteiros semiestruturados para as entrevistas que foram processadas pelo software IRAMUTEQ, versão 0.7 alfa 2. Participaram 13 mulheres, entre 20 e 35 anos, solteiras e estudantes. A partir dos dados coletados, se elaboraram duas categorias temáticas. A primeira aborda os tipos de violência sofrida em jogos online, com destaque para a psicológica, materializada em xingamentos e assédio sexual; e a segunda, as motivações da violência sexual em jogos online como resultado, em parte, da presença de mulheres nesse ambiente. Concluiu-se que a violência de gênero está presente em todos os espaços onde as mulheres se inserem, incluindo os virtuais. Assim, incentivar a denúncia e punição de agressores e a fiscalização desses locais pode democratizar tais ambientes.

Biografia do Autor

Regiane Clarice Macedo Callou, Universidade Regional do Cariri - URCA
Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PMAE), Curso Mestrado acadêmico de Enfermagem (CMAE), Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato (CE), Brasil.
Sáskya Jorgeanne Barros Bezerra, Universidade Regional do Cariri - URCA
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Departamento de Enfermagem (DENF), Curso de graduação em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato (CE), Brasil.
Felice Teles Lira dos Santos Moreira, Universidade Regional do Cariri - URCA
Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PMAE), Curso Mestrado acadêmico de Enfermagem (CMAE), Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato (CE), Brasil.
Jameson Moreira Belém, Universidade Regional do Cariri - URCA
Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PMAE), Curso Mestrado acadêmico de Enfermagem (CMAE), Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato (CE), Brasil.
Grayce Alencar Albuquerque, Universidade Regional do Cariri - URCA
Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PMAE), Curso Mestrado acadêmico de Enfermagem (CMAE), Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato (CE), Brasil.

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Publicado
2021-06-11
Seção
Artigos Originais